terça-feira, 28 de julho de 2015

Jornada Mundial da Juventude 2016:

Francisco já está inscrito!

Cidade do Vaticano (RV) - A partir do último domingo (26/07), estão abertas as inscrições para a Jornada Mundial da Juventude de 2016, que se realizará em Cracóvia, na Polônia, de 26 a 31 de julho. Faltando exatamente um ano para o evento, o Comitê Organizador ativou na manhã de domingo o sistema que foi desenvolvido em parceria com o Pontifício Conselho para os Leigos.
Francisco, o Peregrino de Deus
Depois do Angelus, ao lado de dois jovens, o Papa Francisco foi o primeiro a se inscrever para a JMJ, dando início à abertura das inscrições dos jovens.
"Eu mesmo quis abrir as inscrições e acabo de me inscrever como peregrino mediante um dispositivo eletrônico. Celebrada durante o Ano da Misericórdia, esta Jornada será, num certo sentido, o jubileu da juventude, chamada a refletir sobre o tema «Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5,7). Convido os jovens de todo o mundo a viver esta peregrinação seja indo a Cracóvia, seja participando deste momento de graça nas próprias comunidades."
Como se inscrever
Para se inscrever, é preciso acessar a página oficial da JMJ Cracóvia e clicar na opção “Participe”. Assim, os interessados serão redirecionados para o questionário de inscrição, que estará disponível em cinco idiomas: polonês, inglês, italiano, francês e espanhol.
O processo de inscrição será dividido em duas fases. Na primeira, serão registrados os macro grupos (até 5.000 participantes). Já na segunda, esses macro grupos serão divididos em subgrupos (cada um até 150 no máximo).
É recomendável que os grupos estrangeiros, ao se registrarem, entrem em contato com os coordenadores da JMJ na Conferência Episcopal de seu país. As comunidades internacionais como ordens, congregações, institutos ou movimentos devem se registrar de maneira independente através de seus centros nacionais ou internacionais.
No sistema de inscrição, não haverá necessidade de fornecer detalhes de todos os peregrinos. Na segunda fase da inscrição, aparecerão questões detalhadas sobre o responsável pelo subgrupo e seu substituto.
Para obter uma descrição completa do grupo, deverá ser informada a quantidade de menores de idade (aqueles acima de 13 anos), pessoas com necessidades especiais e aqueles que necessitam de visto para visitar a Polônia. Para os dois últimos grupos, haverá questionários especiais a serem preenchidos.
Pacotes de inscrição e kit peregrino
Os peregrinos registrados terão diferentes pacotes para escolher, entre eles, pacotes para a semana inteira ou somente para o fim de semana. Dentro da taxa de inscrição, assim como foi feito na Jornada no Brasil, os participantes escolherão: refeições com acomodação, refeições sem acomodação, acomodação sem refeições ou nem acomodação  nem refeições.
Nota-se que todos os peregrinos dentro de um subgrupo precisarão escolher os mesmos tipos de pacotes e o mesmo idioma para catequese.
Todos os registrados receberão um kit peregrino, no qual eles poderão encontrar os materiais necessários para os eventos centrais, informações sobre a cidade, entre outros.
Inscrições de sacerdotes
Nesta edição, não haverá inscrição separadamente para padres. No entanto, na segunda fase do processo, será necessário informar os dados individuais de cada sacerdote do grupo junto com uma cópia da Declaração do Status Clerical assinada pelo respectivo bispo. O modelo desta declaração estará disponível no sistema para download.
Por que se inscrever?
O Comitê Organizador incentiva a todos que irão participar da JMJ a se registrarem. Os dados coletados no sistema de registro ajudarão na preparação logística, alimentação, acomodação, organização dos lugares onde se realizarão os eventos centrais, entre outros.
Do ponto de vista dos peregrinos, o registro no sistema, dependendo do pacote escolhido, é uma garantia de acomodação, deslocamento eficiente ao redor de Cracóvia, acesso aos eventos, comida durante a JMJ e um conjunto de informações necessárias para vivenciar esses dias incríveis da melhor maneira possível. (BF/krakow2016)
.............................................................................................................................................................
Já passam de 45 mil os inscritos na JMJ 2016

Cracóvia (RV) – Um dia após o “clic” do Papa Francisco como primeiro inscrito na JMJ 2016, já são 240 os “macrogrupos” que se inscreveram na Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia, o que representa cerca de 45 mil pessoas, além de 300 voluntários, explicam os administradores do portal.  A 31ª JMJ reunirá em Cracóvia, de 26 a 31 de julho, milhares de jovens de todo o mundo sob o tema da misericórdia
Francisco, um Papa conectado com a atualidade
Assim, há 25 anos de distância, a JMJ voltará à Polônia, terra do Pontífice que a idealizou (embora o Papa Wojtyła gostasse de repetir: «Foram os próprios jovens que inventaram a JMJ»). Em 1991, em Częstochowa, o vento forte da fé anunciada aos jovens e pelos jovens soprou além-cortina de ferro e as novas gerações cristãs do leste e do oeste europeu viveram o seu primeiro grande encontro depois da derrocada do muro de Berlim. Convocada pelo Papa Wojtyła que voltava à sua terra natal, pela primeira vez a JMJ contou com mais de um milhão de participantes.
Em Cracóvia será celebrado um autêntico jubileu dos jovens a nível mundial, recordou o Papa no Angelus, fato também destacado pelo Cardeal Stanisław Ryłko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, na mensagem publicada no site do dicastério. De fato, o tema da JMJ  “Bem-aventurados os misericordiosos” porque encontrarão misericórdia», insere-se plenamente no contexto do Ano Santo Extraordinário, que terá início a 8 de dezembro.
Com a JMJ 2016 de Cracóvia será completado um trio de encontros mundiais dedicados à releitura da mensagem das bem-aventuranças evangélicas. Em 2014, no Rio de Janeiro, o tema principal foi: «Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus».  Francisco encorajou todos os jovens, dizendo: «Olhai, lede as Bem-Aventuranças, que vos fazem bem!». Este ano, a 30ª JMJ celebrada a nível diocesano propôs a meditação sobre: «Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus». Em 2016, o centro será a misericórdia. (OR)
................................................................................................................................
                                                                                              Fonte: radiovaticana.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário