terça-feira, 21 de julho de 2015

Conhecendo a Liturgia

Doxologia - O grande Amém

Não é demais insistir na importância deste grande Amém, que a comunidade celebrante pronuncia solenemente, glorificando o Pai, no Filho e pelo Espírito Santo, em resposta e adesão ao "Por Cristo, com Cristo e em Cristo..."  que conclui a Oração Eucarística proclamada pelo presidente, e que os fiéis acompanham, reverentes e silenciosos, participando por meio das aclamações previstas. Bom seria que o presidente a cantasse, para facilitar a resposta cantada pela assembleia, mas se ele não o fizer, o Amém deve ser cantado, de modo solene e vibrante, repetido várias vezes. Simplesmente recitado de forma tímida e fraca, ele perde o seu sentido essencial, pois no dizer de Santo Agostinho, este  "amém é nossa assinatura, nosso consentimento, nosso compromisso", concordando com tudo o que se proclamou ao longo da mesma Oração, que é de ação de graças pelas maravilhas de Deus, realizadas sobretudo por Cristo, com Cristo  e em  Cristo, nosso Salvador. Dizia ele que ao cantar a assembleia o Amém, na liturgia, tremiam as colunas da sua catedral de Hipona, pelo seu poder irresistível. E São Jerônimo nos lembra que o mesmo "retumbava como um trovão" na basílica de Milão e demais igrejas romanas.
Este "amém é nossa assinatura,
 nosso consentimento, nosso compromisso"
Portanto, não podemos nos limitar a dizer este Amém, palavra que não se traduz, mas a mais importante que um batizado pode pronunciar: Sim, eu estou presente... me envolvo... me comprometo... concordo... é verdade... assino embaixo... é minha vida toda  se oferecendo com Jesus,  a única Oferta ao Pai. Amém! Jesus Cristo é o nosso Amém, para a glória de Deus Pai!... Infelizmente hoje se canta e se vibra pouco, por falta de compreensão do  sentido profundo deste momento ritual. O Missal Romano, aliás, propõe diversas outras formas aclamativas, justamente para valorizar esta aclamação doxológica, de puro louvor, que deve soar como grito jubiloso, como adesão do ser inteiro, como experiência vital: Amém! Aleluia, aleluia! - A Deus que é nosso Pai, amém, louvor e glória! - Amém, honra e louvor ao Pai, que em Cristo nos salvou! - Cristo é o nosso Amém, para a glória de Deus Pai!
O CD "Santo é o Senhor" (com partitura), coordenado por mim, e gravado com a Paulus, contém, entre outras Partes Fixas, quatro melodias para o Grande Amém, bem como há várias outras nos  Encontros de Liturgia, agora disponíveis no meu site, além de muitos  já musicados e editados em livros. Para solenizá-lo ainda mais, podem ser feitos arranjos musicais a vozes, de modo que toda a assembleia aclame, vibrante, este "Amém",  podendo até erguer as mãos, no desejo de ser também oferenda e ação de graças ao Pai, como Jesus Cristo. O importante é que seja cantado por toda a comunidade.
Pe. Busch, grande liturgista, no nosso Encontro de Liturgia e Canto Pastoral de Campinas, em 2004, nos comoveu falando sobre este Amém, e que  eu resumi no artigo ECOS DE CAMPINAS - O Grande Amém! , também no site www.irmamiria.com.br). Vale a pena conferir, completando esta reflexão!
Portanto, que a nossa liturgia terrestre seja treinamento, preparação e começo do louvor do céu, onde ao Amém se acrescentará o Aleluia pascal da vida futura, da liturgia perfeita, do canto eterno, que os remidos pelo Sangue do Cordeiro cantarão a Deus sem cessar, como os anjos, conforme o Apocalipse de São João. No dizer de Santo Agostinho, descrevendo o canto do céu:"Assim como o canto da terra, tanto no plano natural como  religioso, é a expressão do amor do coração, a vida do homem  no céu, participação do amor de Deus, consistirá necessariamente em um incessante canto de louvor."
"Aquele que não louva nesta vida, não poderá participar da outra, que consiste essencialmente em louvar a Deus." (Santo Agostinho)
                                                                                                       Ir. Miria Kolling*
*Ir. Miria Kolling é Religiosa da Congregação do Imaculado Coração de Maria, compositora da música litúrgica e religiosa, musicista, pedagoga, gravou mais de 30 trabalhos em LPs e CDs, como também livros sobre canto e liturgia
.................................................................................................................................
                                                                                                          Fonte: a12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário