quarta-feira, 10 de junho de 2015

Nomeado bispo coadjutor para a Diocese de

Ponta de Pedras (PA)

O papa Francisco nomeou hoje, 10 de junho, dom Teodoro Mendes Tavares como bispo coadjutor da diocese de Ponta de Pedras (PA), transferindo-o da sede titular de “Verbe” e do ofício de auxiliar da arquidiocese de Belém.
Dom Teodoro
Dom Teodoro Mendes Tavares é natural de Ilha de Santiago, Cabo Verde (África). Nasceu em 7 de janeiro de 1964. Pertence à Congregação dos Espiritanos (CSSp). Foi ordenado presbítero em 1993 e bispo auxiliar da arquidiocese de Belém (PA), no ano de 2011.
Cursou Filosofia no Instituto Superior de Teologia, em Braga e teologia, na Universidade Católica Portuguesa .Em 1995, obteve o título de mestre em Ecumenismo pelo Trinity College, em Dublin. Também possui pós-graduação em Desenvolvimento, com especialização em Estudos Franceses Modernos.
Em 1994, veio em missão ao Brasil para a Prelazia de Tefé, no Amazonas, onde exerceu as funções de vigário-geral, de 2000 a 2011; pároco em Alvarães, Carauari e Uarini, e pároco de Bom Jesus, em Tefé. Também atuou como coordenador do Centro de Educação Profissional Tefé e superior dos espiritanos do distrito da Amazônia, de 2003 a 2011.
Como bispo, foi referencial para o Ecumenismo no regional Norte 2, professor de Ecumenismo e Diálogo inter-religioso, além de responsável pela Pastoral Ecumênica da arquidiocese de Belém e da Pastoral das Comunidades Rebeirinhas.
.................................................................................................................................
                                                                                                      Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário