domingo, 18 de outubro de 2015

Mais de 400 congressistas vivem dias de bênçãos e graças

“Amar é nossa missão”, esse foi o tema do VII Congresso de Pastoral Familiar do Regional Leste II da CNBB realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro na cidade de Lavras (MG).
Abertura Oficial
Com estrutura muito bem organizada por agentes da Pastoral da Diocese de São João del Rei, o evento teve suas atividades em excelente local, dependências do Campus da Universidade de Lavras (Unilavras).
O Congresso teve a participação do arcebispo de Uberaba e Presidente do Regional, Dom Paulo Peixoto, do Bispo de São João del Rei e Bispo referencial da Pastoral Familiar, Dom Célio de Oliveira Goulart, de mais de trinta sacerdotes, entre os quais o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF), Pe. Moacir Silva Arantes, e de membros da Comissão da Pastoral do Regional, entre eles o assessor, Pe. Jorge Alves Filho, e de mais de trezentos e sessenta agentes das trinta e duas dioceses de Minas e Espírito Santo. Representando a Arquidiocese de Pouso Alegre, participaram três casais: Luiz Carlos e Rita Camporezzi (coordenadores arquidiocesanos), Maurício M. Almeida e Maria José da Cunha Ribeiro Almeida (Pouso Alegre) e Luiz Gonzaga da Rosa e Maria Stela Barros Palma da Rosa (Paraisópolis).
No primeiro dia (sexta), após a abertura oficial, entre outras atividades, foi apresentada por Dom Célio a 1ª Conferência, “Amor como missão do ser humano”.
Casais representantes da Arquidiocese de Pouso Alegre
O segundo dia iniciou-se com a Missa votiva do Sacramento do Matrimônio, presidida por Dom Célio e concelebrada por Dom Paulo e dezenas de sacerdotes. Seguiu-se a exposição, pelo Pe. Moacir, do tema da 2ª Conferência, “Pastoral Familiar no contexto da Nova Evangelização: uma Igreja em saída”. A 3ª Conferência, “Preparação para o Matrimônio: de quem é esta tarefa”, ficou sob a responsabilidade do casal André e Karina Parreira, que teve seu livro ”Encontros de preparação para o matrimônio” (Paulinas) lançado oficialmente no evento por Dom Célio.
Após o almoço, foram realizadas diversas oficinas com variados temas e apresentada pelo sacerdote dehoniano, Pe. Mário Marcelo, a 4ª conferência, “Bioética”.
No domingo, foram feitas duas conferências, “Sexualidade e Afetividade como instrumento para o fortalecimento conjugal: desafios e perspectivas”, sob a responsabilidade do casal Gerson e Celina Abarca, e “A Família cristã no mundo atual”, sob a responsabilidade do casal Luiz Rogério e Edwiges.
Após a apresentação das equipes de trabalho, a Coordenadora da Pastoral Familiar do Regional, Valéria, divulgou a sede do próximo Congresso, Patos de Minas. Com a Celebração do Envio, presidida por Dom Célio, encerrou-se o belo e rico evento de Pastoral Familiar do Regional Leste 2 da CNBB.
Nossos cumprimentos aos responsáveis pela organização do Congresso, que, certamente, proporcionará muitos frutos
às famílias de Minas Gerais e Espírito Santo!
..............................................................................................................................................................
Sexta-feira








































Sábado





































































Domingo














































..........................................................................................................

Um comentário: