sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Francisco:
“Esperança e progresso provêm de escolhas de paz”

Cidade do Vaticano (RV) – Ao abrir a 4ª Congregação geral do Sínodo dos Bispos, na manhã desta sexta-feira, o Papa fez um apelo pela reconciliação e pela paz no Oriente Médio. Francisco recordou ainda dos países em conflito na África.
Refugiado sírio chega a uma ilha grega
“A guerra traz destruição e multiplica o sofrimento dos povos. Esperança e progresso provêm de escolhas de paz”, afirmou o Pontífice diante de mais de 250 Padres sinodais que se encaminham para o fim da primeira semana de sessões.
“Estamos profundamente entristecidos e seguimos com profunda preocupação o desenrolar dos fatos na Síria, no Iraque, em Jerusalém e na Cisjordânia, onde assistimos a uma escalada da violência que atinge civis inocentes e continua a alimentar uma crise humanitária de enormes proporções”, acrescentou o Papa.
Pedindo união aos Padres sinodais vindos do Oriente Médio e África presentes no Sínodo, o Pontífice dirigiu um forte apelo à Comunidade internacional para “que encontre o modo de ajudar eficazmente as partes interessadas, para ampliar os próprios horizontes além dos interesses imediatos usando os instrumentos do direito internacional e da diplomacia para resolver os conflitos em andamento”. (RB)
Assista:
..............................................................................................................................................................
Ordem das Viúvas: uma proposta ao Sínodo
Entre as inúmeras propostas apresentadas nesta primeira semana do Sínodo dos Bispos sobre a família, está a restauração da Ordem das Viúvas, que remonta ao início do Cristianismo. Desta vez, com uma novidade: a inclusão dos viúvos.
A proposta foi apresentada pelo Prefeito da Congregação para Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Card. João Braz de Aviz:
“A pessoa viúva na família viveu uma experiência difícil, porque a separação pela morte é sempre algo que cria muito sofrimento, não só para o esposo ou a esposa, mas também com relação ao filhos. Agora, para muitos, e nós pensamos nas nossas comunidades, muitas viúvos e viúvas pensam nesse momento em que já realizaram grande parte da sua missão familiar ou estão quase realizando a sua missão familiar, de se abrir mais para a missão na Igreja. Então para aquelas ou aqueles que aprofundam isso, que sentem isso possível, há essa possibilidade. Nós estamos pedindo ao Sínodo que pense também na restauração da chamada Ordem da Viúvas, que no passado não incluía tanto os viúvos, mas que no momento presente talvez tenha também essa dimensão. A proposta foi aceita no nosso grupo, o grupo ‘Hispânico B’, e estamos propondo na nossa visão para o Sínodo.” (BF)
.............................................................................................................................................................
Cardeal Tagle na Coletiva desta sexta:
Não esperem mudança da doutrina
O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, abriu a coletiva, desta sexta-feira (09/10), que contou com a participação do Arcebispo de Manila, Filipinas, Cardeal Luis Antonio Tagle, do Presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Dom Joseph Edward Kurtz, e do Arcebispo de Madri, Espanha, Dom Carlos Osoro Sierra.
Antes de passar a palavra aos três participantes do Sínodo sobre a Família, o jesuíta recordou que cada padre sinodal é livre de tornar público o conteúdo de seu pronunciamento, mas não pode revelar os pronunciamentos ou sínteses de discursos de outros participantes do Sínodo.
A propósito da comissão para a elaboração do Relatório final, nomeada pelo Papa e não pela assembleia, Pe. Lombardi disse que no ano passado o Santo Padre nomeou uma comissão análoga da qual muitos membros são os mesmos este ano, com a finalidade de ajudar o relator, o secretário especial e o secretário-geral na integração de várias contribuições.
“Vocês devem pensar que as contribuições são centenas. O trabalho de integrá-las coerentemente num Relatório final é muito complexo”, disse o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Por isso, o Papa nomeou no ano passado seis pessoas, além das três já automaticamente presentes: o relator, o secretário especial e o secretário-geral. No ano passado, eram nove pessoas. Este ano, são dez, mas a ideia é mais ou menos a mesma. Isso em relação à comissão”, disse Pe. Lombardi.
Sobre quando os padres sinodais podem fazer suas observações para o Relatório final, o jesuíta disse que ainda tem tempo e os padres sinodais podem e são convidados, se desejam, a fazer suas observações no esboço final. Isso será feito na última semana do Sínodo.
Depois, tomou a palavra o Arcebispo de Manila, Cardeal Luis Antonio Tagle. Ele disse que do Sínodo não se deve esperar uma mudança da doutrina. “A perspectiva da assembleia sinodal é a de ver, partindo da doutrina, como se pode curar e apoiar a família, sobretudo se dilacerada por sofrimentos e guerras. Não é dado por  certo que ao término do sínodo será publicado um documento final. No centro dos trabalhos sinodais não estão somente os desafios e as dificuldades encontradas pelas famílias”, disse o cardeal filipino que acrescentou:
“Todos os grupos disseram: celebramos também a beleza da família, o compromisso de muita gente para preservar as famílias.” 
O presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Dom Joseph Edward Kurtz, sublinhou que, não obstante os  contextos e experiências diferentes, as famílias estão unidas por traços distintos, sobretudo se o seu percurso é iluminado pela fé e pelo Evangelho:
“Tive o privilégio, hoje, de ser o primeiro relator e portanto, depois de ter falado, pude também ouvir para verificar se existem elementos em comum: alguns elementos em comum existem. Concordo com o Cardeal Tagle quando disse que os desafios que dizem respeito às famílias, dos quais falamos no ano passado, não diminuem”.
Por sua vez, o Arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro Sierra, frisou que “a ideologia do gênero está chegando a todo lugar: se organizam certas leis, se organiza a economia...”. “Uma das intenções do Sínodo”, disse ele, “é mostrar, da melhor maneira, a beleza da família”: 
“Acredito que o que está sendo feito, e a maneira de fazê-lo, tão boa, seja uma escola de belas artes. Está sendo buscada a melhor pintura, os melhores pincéis para mostrar o rosto daquela que é a estrutura original da vida: a família”. (MJ)
........................................................................................................................
                                                                     Fonte: radiovaticana.va     news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário