quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Papa volta a pedir perdão
pelo “escândalo” contra as crianças
Cidade do Vaticano (RV) – Na Audiência Geral desta quarta-feira (14/10), o Papa mais uma vez pediu perdão pelo “escândalo” dos abusos contra as crianças.
Peço perdão
“A palavra de Jesus hoje é forte: ‘ai do mundo por causa dos escândalos!’. Jesus é realista, diz que é inevitável que escândalos aconteçam, mas ‘ai do homem pelo qual o escândalo vem!’. Antes de começar a catequese, quero pedir – em nome da Igreja – perdão pelos escândalos que foram cometidos nos últimos tempos, seja em Roma como no Vaticano. Peço perdão”.   
A partir disso, Francisco refletiu sobre as promessas que fazemos às crianças. Não sobre certificações diárias – especificou –, mas àquelas decisivas para as expectativas em relação à vida.
Diante de cerca de 30 mil pessoas, dentre as quais fiéis brasileiros de  Santo Amaro e Mogi das Cruzes (SP), Bom Despacho (MG) e Montenegro (RS), além dos mineiros chilenos que sobreviveram ao soterramento na mina  São José em 2010, o Pontífice refletiu sobre uma pergunta que deveríamos fazer com mais frequência: “até que ponto somos leais às promessas que fazemos às crianças, ao fazê-los vir ao nosso mundo?”
Promessas
A este pensamento, o Papa acrescentou: “Acolhida e cuidado, proximidade e atenção, confiança e esperança são promessas fundamentais, que convergem em uma só: amor”.
“Esta é a maneira mais justa de acolher um ser humano que vem ao mundo, e todos nós aprendemos, antes mesmo de ter consciência disso. É uma promessa que o homem e a mulher fazem a cada filho: desde quando é concebido no pensamento”, afirmou o Pontífice.
Escândalo
Ao recordar que as crianças que vêm ao mundo esperam a confirmação dessa promessa, o Papa advertiu: “Quando acontece o contrário, as crianças são feridas por um ‘escândalo’ insuportável, ainda mais grave, dado que não têm os meios para decifrá-lo. Deus vigia esta promessa desde o primeiro instante”.
Com uma citação do Evangelho de Mateus, na qual Jesus diz que “os anjos das crianças veem continuamente a face de meu Pai”, o Papa teceu uma outra reflexão, com muito respeito e franqueza por todos:
Futuro
“A espontânea confiança das crianças em Deus não dever ser ferida jamais... A ternura e o misterioso laço de Deus com a alma das crianças nunca deveria ser violado”.
E concluiu: “Somente se enxergarmos as crianças com os olhos de Jesus, poderemos realmente entender como, ao defender a família, protegemos a humanidade”.
Por fim, o Pontífice também convidou todos a trabalharem juntos pela erradicação da pobreza extrema e recordou que, devido ao mau tempo, os doentes assistiram à Audiência na Sala Paulo VI, onde o Papa lhes dirigiu algumas palavras antes de ir à Praça São Pedro. (RB)
Assista:
.........................................................................................................................................................
Francisco:
Mineiros chilenos podem dar lição de esperança
Ao saudar os diversos grupos de fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro, o Papa Francisco citou os 33 trabalhadores que ficaram confinados na mina San José, no Chile, em 2010.
Francisco e grupo de mineiros do Chile
“De modo especial, quero saudar os 33 mineiros chilenos que ficaram presos nas entranhas da terra por 70 dias. Creio que um deles poderia vir aqui para nos contar o que significa esperança. Obrigado por terem esperança em Deus.”
Ao final da Audiência Geral, a Rádio Vaticano entrevistou um dos mineiros na Praça, Samuel Ávalos, o 22º trabalhar a ser resgatado. Comentando as palavras de Francisco, o mineiro disse:
“Nos emociona muito porque é a primeira autoridade da Igreja. Então o que fica é a sensação de que ter conseguido mais uma vez. Foi como a vitória que nós tivemos na mina, um sentimento parecido.”
Samuel Ávalos desempenhava a função de checar a qualidade do ar na área onde os mineiros estão vivendo. Ele trabalhava na mina havia apenas cinco meses.
A Rádio Vaticano entrevistou também alguns peregrinos brasileiros que participaram da Audiência. Clique acima para ouvir. (BF)
........................................................................................................................
                                                                    Fonte: radiovaticana.va      news.vaa      news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário