domingo, 25 de outubro de 2015

Editorial da Rádio Vaticano

Caminhar juntos
Cidade do Vaticano (RV) – Conclui-se neste domingo, 25 de outubro, com a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco, o longo caminho sinodal dedicado à família, aos desafios que deve enfrentar na era moderna, às esperanças para aquelas que têm feridas profundas. Foram 3 semanas de intenso e profícuo trabalho. Semanas que se seguiram ao Sínodo extraordinário do ano passado que também teve como centro da atenção a família.
A Imprensa de modo geral cumpriu a sua obrigação, seguindo com atenção as reflexões propostas pelos Padres sinodais. Todavia, alguns meios de comunicação elevaram o tom tentando criar uma espécie de via paralela dos temas debatidos, chegando a afirmar que na Sala do Sínodo, muitos interlocutores dividiram os membros do Assembleia, com posições rígidas e intransigentes sobre certos temas.  Mas usando as palavras pronunciadas tantas vezes por Francisco, “vamos evitar as fococas”, elas fazem mal a todos.
Papa com Padres Sinodais
Deixando de lado as fofocas midiáticas, o Sínodo dos Bispos, com a sua grande característica de um mosaico a ser completado, trouxe ao Vaticano o pensamento, a reflexão, as angústias e esperanças de pastores dos 5 continentes, que com suas experiências, culturas e linguagens diferentes, demonstraram a unicidade, a colegialidade, de uma Igreja viva e que caminha com o “Povo de Deus”.
Muitos apostaram em mudanças radicais no que diz respeito a temáticas delicadas, como a comunhão aos recasados e as uniões de pessoas do mesmo sexo. Mas desde o início, dos debates, o Papa Francisco, grande incentivador do Sínodo, sempre deixou claro que não era um encontro para mudar a doutrina da Igreja, mas sim um percurso para identificar soluções e dar esperanças para muitas pessoas que vivem o grande peso de uma falência no matrimônio.
Tivemos nos dias de trabalhos sinodais um clima de grande envolvimento de todos os Padres sinodais. O Papa Francisco pedira que se falasse de tudo com extrema liberdade: “Não há nada de que não se possa falar”. E isso foi feito e de modo muito construtivo, porque mostra uma Igreja viva, corresponsável e partícipe.
Do Sínodo sai a constatação da beleza e do valor da família, uma resposta às exigências e aos desafios do nosso tempo. Assim delineia-se um caminho pastoral muito concreto e de acompanhamento para as famílias feridas, o que significa acolhimento de todos, companhia da vida e da fé. Portanto, proximidade, escuta, partilha. Mas também, empenho de integração para todos, a fim de que os carismas e os ministérios de cada um sejam valorizados. E é na ótica desse caminho de acompanhamento e de integração que deve ser avaliada também a diferente forma e intensidade de participação de todos os batizados – especialmente daqueles que vêm de famílias feridas – também na vida sacramental da Igreja.
Neste caminho difícil e cheio de desafios se sobressai a misericórdia, que é o coração do Evangelho: por isso a Igreja deve ser especialista em misericórdia. Quem quiser contrapor verdade e misericórdia esquece que a verdade do Deus cristão é o amor do Deus Trino: portanto, a misericórdia como centro, coração, ponto de início e de orientação de tudo aquilo que vivemos. Como disse o Papa Francisco na Bula ‘Misericordiae Vultus’. Esse Sínodo deve procurar entender como este primado da misericórdia pode ser aplicado em todas as formas de vida pastoral em relação à família e, em particular, às famílias feridas.
Devemos recordar sempre que os membros do Sínodo são bispos, os bispos são pastores e os pastores são aqueles que estão a serviço de um povo que amam e que querem conduzir a Deus. Se se considera isso, então a chave de leitura de muitas das coisas, que a mídia por vezes forçadamente enfatiza, é colocada na justa perspectiva e as coisas são melhor entendidas.
A estrada agora é caminhar em profunda comunhão com o Papa Francisco, com o primado do Evangelho e da graça, com a gradualidade do acompanhamento e da integração. Agora com o Relatório Final, fruto do trabalho sinodal, que será apresentado ao Papa será o Santo Padre a definir as formas em matéria concreta, porque o presidente do Sínodo é ele. (Silvonei José)
........................................................................................................................
                                                                                      Fonte: radiovaticana.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário