sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Destaques da Arquidiocese de Pouso Alegre

Pastoral Catequética promove encontro para coordenadores
Os coordenadores paroquiais de Catequese e catequistas da Paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre são convidados para se reunirem no próximo dia 14 de novembro para um dia de formação. O encontro ocorre na Escola Profissional Delfim Moreira (Rua Monsenhor José Paulino, 371 – em frente ao Colégio São José) entre 08h30 e 16h.
As reflexões se darão sobre o tema A Catequese na era digital. Entre os palestrantes estão o coordenador da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Pouso Alegre, o seminarista estagiário Andrey Nicioli, e os membros da equipe arquidiocesana que estiveram presentes no encontro do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Tiago Vilela, Gislaine (Senador Amaral), Edy (Ouro Fino), Fátima (Cambuí), Ana e Lúcia (ambas de Itajubá).
São convidados dois catequistas da Equipe de Coordenação, reafirmando a participação de coordenadores. A confirmação da participação deve ser feita até o dia 10 de novembro (terça-feira) pelo telefone da Cúria Metropolitana (35 3421-1248), com Lucimara, ou pelo email:secretariadepastoralpa@gmail.com.  O investimento é de R$ 27,00 por pessoa.
............................................................................................................................................................
Ministros Extraordinários da Eucaristia terão 3ª Concentração

A 3ª Concentração Eucarística dos Ministros Extraordinários da Eucaristia será realizada em 15 de novembro, no Santuário de Santa Rita, em Santa Rita do Sapucaí. Na oportunidade o Côn. Benedito Ramon fará uma reflexão sobre o tema: “À Mesa da Palavra e do Pão somos alimentados e enviados em Missão”. A Concentração terá início às 8h e o encerramento será com Santa Missa às 15h.
Jesus está vivo na Palavra e na Eucaristia
O evento está sendo preparado pela Assessoria Arquidiocesana dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e tem na Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia, de São João Paulo II a inspiração para os trabalhos: “A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja. É com alegria que ela experimenta, de diversas maneiras, a realização incessante desta promessa: “Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo” (Mt 28, 20); mas, na sagrada Eucaristia, pela conversão do pão e do vinho no corpo e no sangue do Senhor, goza desta presença com uma intensidade sem par. Desde o Pentecostes, quando a Igreja, povo da nova aliança, iniciou a sua peregrinação para a pátria celeste, este sacramento divino foi ritmando os seus dias, enchendo-os de consoladora esperança”.
A Assessoria Arquidiocesana também está preparando o material que será encaminhado para as paróquias para a Celebração de um Tríduo em preparação para a Concentração Eucarística.
...............................................................................................................................................................
CAL emite orientações para as celebrações do ciclo do Natal

A Comissão Arquidiocesana de Liturgia emitiu esta semana algumas orientações sobre a vivência e celebração do ciclo de Natal. O texto é destinado aos Presbíteros, Religiosos(as), Consagrados(as), Seminaristas e todos os animadores da vida litúrgica das comunidades da Arquidiocese de Pouso Alegre. As orientações ajudam as comunidades a celebrarem o Advento; Natal, que também englobas as solenidades da Mãe de Deus, Sagrada Família, Batismo do Senhor; e Epifania.
Deus se faz homem na simplicidade e na pobreza
Já na introdução, a lembrança de que a Liturgia convida a celebrar o tempo. Ela permite aos fiéis parar, sentir, refletir, meditar, rezar, viver e atualizar o Mistério! Por meio da Liturgia, entra-se no ‘Tempo de Deus’ que, por sua vez, entra no ‘nosso tempo’ e na ‘nossa história’, e santifica.
O novo ano litúrgico, ano C, proporciona a oportunidade de aprofundamento da fé e da espiritualidade litúrgica, auxiliados sobretudo pelo evangelho de São Lucas. Desde as primeiras páginas desse evangelho, Jesus é proclamado o Salvador enviado por Deus (cf. Lc 1,46b-47). É tempo de renovar a esperança e a fé na presença de Deus que visita o seu povo. Lucas apresenta uma releitura da vida e da prática de Jesus com a intenção de ajudar as comunidades cristãs a retomar o seguimento de Jesus. Acompanhando os passos de Jesus nesse evangelho, descobre-se a presença de um Deus amoroso e compassivo.
Preparemos nosso coração e nossa vida
para a chegada do Senhor!
O evangelho de Lucas é conhecido como o evangelho do caminho. No caminho, Jesus transmite seus principais ensinamentos a seus seguidores e seguidoras. Seguir Jesus exige deixar-se mover pela compaixão e aproximar-se das pessoas marginalizadas e excluídas. Esse foi o caminho de Jesus, e o da pessoa cristã não pode ser diferente. Neste evangelho encontramos algumas das mais memoráveis histórias de misericórdia divina. Ao dar ênfase na misericórdia de Jesus para com pecadores e renegados, encontra-se em Lucas a “docilidade de Cristo”.
Celebrando o mistério pascal de Cristo em suas primeiras manifestações, o ciclo do Natal engloba o tempo do Advento, como preparação, as festas do Natal que inclui a Epifania, como chegada e realização, e o tempo do Natal, como prolongamento com as festas da Sagrada Família, de Maria, Mãe de Deus, encerrando com a festa do Batismo do Senhor. Nele faz-se memória da vinda salvífica do Senhor, da sua manifestação na fragilidade de nossa carne, na contingência e contradições da história, enquanto se aguarda seu novo Natal, seu Reino, sua vinda definitiva e gloriosa no fim dos tempos.
........................................................................................................................
 Fonte: arquidiocese-pa.org.br   Textos de Adaysa Fernandes e Andrey Nicioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário