sábado, 3 de outubro de 2015

Manhã de sábado no Vaticano

Papa aos agentes de segurança e ordem pública:
"São Miguel Arcanjo os defenda de toda tentação de corrupção"

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco iniciou suas atividades na manhã deste sábado (03/10) presidindo na Capela do Governatorato, no Vaticano, a uma Santa Missa para a Gendarmaria - agentes que zelam pela segurança e ordem pública vaticanas.
Quanto mais humilde o serviço, mais fecundo e útil será para todos
Em sua homilia, o Santo Padre partiu da liturgia do dia, citando a passagem do Apocalipse: “Eclodiu uma guerra no Céu”! Trata-se de uma guerra entre os anjos de Deus, comandados por São Miguel, contra Satanás. Esta foi a última guerra. Permaneceu somente a paz do Senhor com todos os seus filhos, que lhe foram fiéis.
Durante a história da humanidade, afirmou o Papa, esta guerra continuou, todos os dias, no coração dos homens e das mulheres, dos cristãos e não-cristãos. É a guerra do bem e do mal.
O método do diabo são as insídias que prepara para o homem. Satanás procura seduzir o homem. Os três degraus do método do diabo são: ter coisas, vaidade e poder, acompanhado do orgulho e da soberba. Estes três degraus, diz o Pontífice, podem ser subidos também por nós, em nossos dias.
Por isso, nesta celebração, adverte o Santo Padre, devemos pedir a intercessão do Arcanjo São Miguel que nos livre das insídias do demônio. E dirigindo-se, em particular, ao Corpo da Gendarmaria Vaticana, ponderou:
“Vocês, que trabalham, que prestam um serviço um pouco difícil, onde sempre existem contraste, devem colocar as coisas em seus devidos lugares e evitar, tantas vezes, delitos e crimes. Peçam ao Senhor a intercessão de São Miguel Arcanjo, para que os defenda de toda tentação de corrupção por dinheiro, riquezas, vaidades e soberba. Quanto mais humilde for o seu serviço, mais fecundo e útil será para todos nós”. (MT)
..............................................................................................................................................................
Francisco:
Educar à humanidade para combater a fome
Na manhã deste sábado (03/10), o Papa Francisco recebeu em audiência os membros da Fundação Banco Alimentar.
A Fundação nasceu 25 anos atrás por iniciativa do empresário italiano Danilo Fossati, com o apoio do sacerdote Luigi Giussani. A finalidade do Banco Alimentar é combater o desperdício de alimento, recuperá-lo e distribui-lo às famílias em dificuldade e às pessoas indigentes.
Escândalo
A audiência, portanto, foi a ocasião para Francisco voltar a definir como “escandalosa” a fome que ainda hoje ameaça a vida e a dignidade de tantas pessoas.
Todos os homens são filhos de Deus, todos têm direito à vida plena
“Hoje devemos nos confrontar com esta injustiça e, permito-me dizer, com este pecado: num mundo rico de recursos alimentares, demasiados são aqueles que não têm o necessário para sobreviver; e isto não somente nos países pobres, mas sempre mais também nas sociedades ricas e desenvolvidas.”
Para Francisco, a situação é agravada pelo aumento dos fluxos migratórios, que levam à Europa milhares de refugiados, que fogem de seus países e necessitados de tudo.
Educar à humanidade
Diante deste problema, acrescentou o Papa, Jesus não fez discursos, mas agiu, realizando milagres. Nós não podemos fazer o mesmo, disse ele, mas podemos “educar-nos à humanidade” para abater os muros do individualismo e do egoísmo, sem permanecer indiferentes ao clamor dos pobres.
“Compartilhar o que temos com aqueles que não têm os meios para satisfazer uma necessidade tão primária nos educa à caridade”, afirmou Francisco, encorajando a Fundação a prosseguir a sua obra, mesmo que pareça “uma gota no mar”. Com a mobilização de outras pessoas, acrescentou, este trabalho aumenta o rio que alimenta a esperança de milhões de pessoas.
Por fim, o Pontífice pediu que os membros do Banco Alimentar tratem as pessoas não como números, mas como amigos.
“Assim, saberão olhá-los nos olhos, apertar suas mãos, descobrir neles a carne de Cristo e a ajudá-los a reconquistar sua dignidade e recolocá-los em pé.” (BF)
........................................................................................................................
                                                                                      Fonte: radiovaticana.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário