domingo, 26 de abril de 2015

Pastoral Familiar do Regional Leste 2 realiza

Encontro de Formação de Agentes em Perdões (MG)

A Pastoral Familiar do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, realizou nos dias 24, 25 e 26 de abril, na cidade de Perdões (MG), Diocese de Oliveira, mais um Encontro Regional de Formação da Pastoral Familiar.
O casal coordenador, Humberto e Valéria, acolhem os encontristas
Direcionado a coordenadores(as) e agentes da Pastoral Familiar e dos Núcleos de Formação e Espiritualidade (NFE) das (arqui)dioceses do Leste 2, o evento, que teve a participação de mais de 150 agentes, sete sacerdotes, um diácono e um bispo, representantes de 22 dioceses, teve como principal objetivo animar a convivência e a comunicação das  comissões (arqui)diocesanas de Pastoral Familiar do Regional,  através de momentos de reflexão sobre o significado e a dimensão do trabalho de evangelização das famílias em cada paróquia, em vista da vida plena em missão e de uma comunicação missionária. 
1º dia - Acolhida e Eucaristia
Celebração Eucarística abre o Encontro de Formação
Na sexta-feira (24), após a acolhida feita pelo casal coordenador do Regional, Humberto Guimarães Fernandes e Valéria Coelho Fernandes (Diocese de Itabira/Fabriciano), foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo Pe. Robson Rosa Cardoso (Diocese de Oliveira) e concelebrada pelos padres Moacir Silva Arantes (Assessor do Regional), Aleandro Santos Vieira (Diocese de Almenara), João Luiz Moreira (Diocese de Divinópolis), Laureandro da Silva (Diocese de Juiz de Fora), Antão Roberto de Melo (Diocese de São João Del Rey), Marcelo Adriano Ribeiro (Diocese de Bom Despacho) e assistida pelo Diác. Sérgio Ricardo Secchim Ribeiro (Diocese de Cachoeiro do Itapemirim). No final, Pe. Moacir falou sobre a importância dos trabalhos do Regional e das coordenações (arqui)diocesanas.
2º dia - Momento mariano, Estudo, Subsídio, Eucaristia e Arte
No sábado (25), as atividades foram abertas com o Momento Mariano. Após o café, foi feita a exposição do Estudo107 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”. Responsável: Carlos Roberto de Sousa, leigo da Diocese de Divinópolis. Seguiu-se estudo em grupo.
Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro - Bispo de Oliveira (MG)
Após o almoço, realizou-se o plenário, com a apresentação das conclusões do estudo sobre o tema central do encontro. Em seguida os participantes receberam a visita do bispo de Oliveira, Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro, que refletiu com os encontristas sobre a beleza e importância da família e discorreu brevemente sobre os desafios da Pastoral Familiar em sua missão. Em seguida, o bispo participou com oas agentes de um saboroso café. Seguiu-se o Lançamento do subsídio “Sugestões para dinamização do setor Pré-Matrimonial do Regional Leste 2” (Ênio e Aparecida), seguido da apresentação de informações sobre o Sínodo das Famílias (Maria do Rosário).
À tardinha, foi celebrada missa, presidida pelo Pe. Laureandro e concelebrada pelos demais sacerdotes, com assistência do Diác. Sérgio Ricardo. Fez a homilia o Pe. Aleandro.
Orquestra de Flauta e Madeira "Sopro dos Anjos"
Após o jantar, um belo presente aos encontristas, apresentação da Orquestra de Flauta e Madeira “Sopro dos Anjos” da cidade de Perdões. Formada por adolescentes, sob a regência do maestro Isaías José Lopes, a Orquestra deu um show de harmonia e beleza na apresentação de diversas músicas. Solicitado pelo Pe. Antão, o maestro falou dos projetos em expansão para a formação integral dos jovens músicos, que foram muito aplaudidos pela platéia. Visitou neste momento os participantes o pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões o Pe. Adenir José dos Santos, que fez uma saudação aos presentes, expressando sua alegria em acolher na Paróquia a Formação do Leste 2.
3º dia - Eucaristia, Subsídio, Sínodo e Encerramento
Alegria dos participantes no colorido dos balões
O domingo (26), iniciou-se com a missa, presidida pelo Pe. Antão. Seguiu-se um momento de reflexão sobre a Importância do Núcleo Formação e Espiritualidade INAPAF (Ênio Aparecida) e Trabalho em grupo - momento para partilha e levantamento de dados - (LourimarAbelinoDilma e Ceci Sendas). Após uma dinâmica de Socialização, foram dados avisos, realizados agradecimentos e, com a Oração Final, seguida de almoço, o Encontro foi encerrado.
Representaram a Pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre os casais Luiz Carlos Camporezi e Maria Rita Tostes Camporezi (Coordenadores da Comissão Arquidiocesana) e Luiz Gonzaga da Rosa e Maria Stela Barros Palma da Rosa (Coordenadores do Núcleo de Formação e Espiritualidade (em organização).
Registramos nossa gratidão às equipes de trabalho, que, com espírito fraterno e grande carinho, nos acolheram no belo “Centro Pastoral São José”, do qual devem se orgulhar os paroquianos do Senhor Bom Jesus dos Perdões. Que Deus os recompense pelo serviço cristão prestado a todos os participantes!
..............................................................................................................................................................
Texto e fotos: Luiz Gonzaga da Rosa - Paraisópolis (MG) - Arquidiocese de Pouso Alegre
Momentos










































































............................................................................................................

Um comentário:

  1. Maria do Rosário Silva29 de abril de 2015 às 11:56

    Servir ao Senhor com alegria, encontrando no outro Sua imagem e semelhança, fortalece-nos a seguir caminhando sempre.
    Parabéns Luiz pela bela divulgação!

    ResponderExcluir