segunda-feira, 20 de abril de 2015

53ª Assembleia Geral:

Coletiva aborda 
Dízimo, questões litúrgicas e formação de presbíteros

Dom Geraldo Lyrio
Na coletiva de imprensa do sexto dia de trabalhos da 53ª Assembleia Geral, os temas expostos contemplaram: Dízimo, Questões Litúrgicas e Escola de Formadores de Presbíteros. Atenderam os jornalistas Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG), Dom Murilo Sebastião Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e Primaz do Brasil, Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas (TO).
Em sua exposição, Dom Gerado Lyrio destacou o processo eletivo que teve início nesta segunda-feira (20), elegendo Dom Sérgio da Rocha (arcebispo de Brasília) como novo presidente da CNBB. O arcebispo de Mariana citou o clima de reflexão e oração que move os escrutínios.
Dom Murilo Krieger
Em seguida, Dom Murilo Sebastião Krieger relacionou aspectos sobre o dízimo, ressaltando propostas elencadas pelos bispos durante os primeiros dias de trabalho na 53ª Assembleia Geral.
Marcamos um seminário para os primeiros dias de novembro, aqui em Aparecida (SP), com representação de todas as dioceses do Brasil. (...) Apresentaremos uma síntese dos pedidos dos bispos, e vamos trabalhar a publicação de um estudo da coleção verdes de documentos da CNBB para ajudar a caminhada da Igreja”.
Dom Pedro Brito
Ao final, Dom Pedro Brito Guimarães, falou sobre dois projetos uma escola de formação e uma pesquisa sobre o clero do Brasil, ressaltando que em 1970 havia mais de 5 mil sacerdotes diocesanos, sendo agora mais de 16 mil; e mais de 8 mil do clero religioso, número que se mantém.
Significa que queremos melhorar a qualidade de formação dos nossos presbíteros. Em um mundo em que tudo se transforma, é necessário que a formação acompanhe a demanda desse mundo”.
...........................................................................................................................
                                                                                                    Fonte: a12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário