quarta-feira, 15 de abril de 2015

Missa de abertura da 53ª Assembleia Geral reúne

bispos do Brasil no Santuário de Aparecida

A missa das 7h30, no Altar Central, do Santuário Nacional de Aparecida marcou a abertura da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, nesta quarta-feira (15).
Dom José Belisário, Dom Leonardo e Cardeal Raymundo Damasceno
A celebração foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis. A missa foi concelebrada pelo vice-presidente da CNBB e Arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva, pelo secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.
No início da celebração, Dom Raymundo Damasceno saudou e agradeceu ao Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’ Aniello, ao Monsenhor Thomas, Conselheiro da Nunciatura apostólica, aos colaboradores da 53ª  Assembleia Geral; aos profissionais de imprensa que divulgam a assembleia; aos Presidentes de  organismos e Representantes de Pastorais, ao Santuário Nacional e fiéis da Arquidiocese de Aparecida e os romeiros presentes.
A Assembleia Geral da CNBB reúne em Aparecida até o dia 25 de abril todo o episcopado brasileiro. As celebrações serão realizadas na Basílica e as sessões da assembleia no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.
Sobre a liturgia, Dom Raymundo destacou as palavras que levam a entender o significado da missão de Cristo. “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”.
Igreja em oração
Dom Damasceno falou ainda que não há situação que não possa ser iluminada pela ressurreição e, aos fiéis, pediu orações pela realização da Assembleia Geral.
Irmãos e irmãs, nós bispos do Brasil estamos reunidos aqui em Aparecida e pedimos orações para todos que nos acompanham, pelos bons frutos da Assembleia Geral”, completou.
O Cardeal afirmou que a atenção dos prelados será dirigida a dois temas: a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio de 2015 a 2019 e a eleição da nova presidência da CNBB, bem como, dos 12 presidentes das Comissões Episcopais Pastorais, os quatro delegados para o próximo Sínodo da Família e seus dois suplentes, além de um delegado da conferência junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e seu suplente.
As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora são subsídios para os Planos de pastoral das nossas dioceses e também do secretariado da CNBB”.
O Arcebispo de Aparecida ainda elencou alguns tópicos prioritários para as discussões como a vocação e a missão dos leigos e o processo de estudo sobre o dízimo.
Peço que todos se unam a nós em oração, colocando-se diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida para que continuemos a evangelizar pela força de Jesus Cristo”, ressaltou Dom Damaceno.
 Ao final de sua reflexão, Cardeal Dom Damasceno afirmou que acredita que a 53ª Assembleia Geral da CNBB contribui para que a Igreja no Brasil continue manifestando a confiança sem limites nos frutos que o mistério da Páscoa produz.
....................................................................................................................
                                                            Fonte: a12.com    Fotos: Thiago Leon

Nenhum comentário:

Postar um comentário