quinta-feira, 23 de abril de 2015

53ª Assembleia da CNBB

Escolhidos delegados ao Sínodo dos Bispos e junto ao Celam

Foram escolhidos nesta quinta-feira, penúltimo dia da Assembleia, os delegados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao Sínodo dos Bispos sobre a Família, que será realizado em outubro próximo no Vaticano e os delegados junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). O Sínodo convocado pelo papa Francisco, ocorrerá de 4 a 25 de outubro, no Vaticano, e terá como tema “A Vocação e a Missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo”.
Delegados ao Sínodo
Dom Sérgio da Rocha
O arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, foi eleito 1º membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família, em segundo escrutínio realizado na manhã de hoje, 23, durante a 53ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP). Ele recebeu 184 votos do total de 265, superando os 133 votos requeridos para a maioria absoluta.
Dom Sérgio foi eleito presidente da CNBB e tomará posse nesta sexta-feira, 24, para o mandato no quadriênio 2015-2019.
Currículo
O arcebispo de Brasília e novo presidente da CNBB nasceu em Dobrada, no estado de São Paulo, em 1959 e foi ordenado presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão (SP) em 1984.
Foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II em 2001, como auxiliar de Fortaleza (CE). Em janeiro de 2007 o papa Bento XVI o nomeou como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Também pelo papa Bento XVI, em 2011, foi nomeado para arcebispo metropolitano de Brasília. No período 2002 e 2007, foi membro da Comissão para Doutrina da Fé da CNBB, secretário do Regional Nordeste 1, e bispo referencial para a Pastoral da Juventude e Pastoral Vocacional do Regional Nordeste 1.
Já entre 2007 e 2011 dom Sérgio foi bispo referencial para o Ensino Religioso e para os Presbíteros no Regional Nordeste 4, presidente da Comissão para o Seminário do Regional Nordeste 4, membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, além de representante do Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM. O bispo foi representante da CNBB na XIII Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização em 2012 e atualmente é presidente da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB e membro do Conselho de Pastoral (CONSEP) e do Conselho Permanente da CNBB.
Dom Sérgio tem como lema episcopal “Omnia in Caritate” – “Tudo na caridade
.............................................................................................................................................................
Dom João Carlos Petrini
O bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini, foi eleito 2º membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família, em primeiro escrutínio realizado na manhã de hoje, 23, durante a 53ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP). Ele recebeu 170 votos do total de 252, superando os 133 votos requeridos para a maioria absoluta.
Dom Petrini presidiu a Comissão para a Vida e a Família da CNBB no período de 2011 a 2015. É doutor em Ciências Políticas pela Pontifícia Universidade Católica (SP) e coordena o programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica de Salvador (UCSal). Atualmente é diretor do Pontifício do João Paulo II para estudos sobre Matrimônio e Família – Salvador (BA).
Currículo
Dom João Carlos Petrini nasceu em 1945, na cidade de Fermo, na Itália. Formou-se em Ciências Políticas na cidade de Perugia. Em 1970 foi enviado como missionário ao Brasil pelo Movimento Comunhão e Libertação e atuou na arquidiocese de São Paulo. Ainda na capital, estudou Teologia e ordenou-se sacerdote em 1975. Cursou Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
Em 1989, mudou-se para Salvador, onde foi reitor do Seminário Propedêutico entre 1990 e 1998 e diretor do Instituto de Teologia da UCSal (Universidade Católica do Salvador) de 2005 a 2009. É diretor da Seção Brasileira do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família.
Dom Petrini é professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da UCSal e coordenador do grupo de pesquisa Família em Mudança. É também autor de diversos livros e artigos científicos publicados em revistas.
Foi nomeado em 2005, pelo papa João Paulo II, bispo auxiliar de Salvador. Em fevereiro de 2011, tomou posse na diocese de Camaçari (BA).
.............................................................................................................................................................
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Com 134 de 238 votos válidos, o  arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, foi eleito 3º membro para a 14ª  Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. 
Currículo
Dom Lyrio é natural de Fundão (ES). Foi bispo auxiliar de Vitória (ES); bispo de Colatina (ES), arcebispo de Vitória da Conquista (BA). Desde 2007, é arcebispo de Mariana.
Dom Geraldo foi  presidente da CNBB, de 2007 a 2011;i segundo-vice presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam); i delegado da CNBB ao Celam, de 2011 a 2015, e à Conferência de Santo Domingo, em 1992.
Também foi eleito para os Sínodos para a América, em 1997; sobre a Eucaristia, em 2005; sobre a Palavra de Deus, 2008; e sobre a Nova Evangelização, 2012. 
.............................................................................................................................................................
Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, foi eleito em primeiro escrutínio para 4º membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família. Ele recebeu 166 votos do total de 244, superando os 123 votos requeridos para a maioria absoluta.
Entre os vários cargos e funções ocupados por dom Odilo estão o de secretário geral da CNBB no período 2003-2007; Delegado da V Conferência Geral do Episcopado da América-latina e do Caribe, em 2007; cardeal Presbítero da Santa Igreja Romana, do título de San' Andrea al Quirinale, no Consistório de 24 de novembro de 2007. Além disso, é membro da Congregação para o Clero; membro do Conselho do Sínodo dos Bispos; membro da Comissão de Cardeais para o estudo dos problemas organizativos e econômicos da Santa Sé; membro do Pontifício Conselho para a Família; membro da Pontifícia Comissão para a América Latina; membro da Pontifícia Comissão Cardinalícia para a Supervisão do Instituo para as Obras de Religião; e membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
Currículo
Nascido em Cerro Largo (RS) em 1949, foi ordenado presbítero em 1976. Ele estudou Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo; Teologia na Studium Theologicum, e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O cardeal também é mestre em Filosofia e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Em novembro de 2001 foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo pelo papa João Paulo II. Em março de 2007, papa Bento XVI o elevou ao cardinalato no Consistório deste ano, concedendo-lhe o título de cardeal-presbítero de Santo André no Quirinal.
O cardeal possui como lema episcopal “Fazei isto em memória de mim”.
.............................................................................................................................................................
Dom João Bosco Barbosa
O bispo de Osasco (SP), dom João Bosco Barbosa de Sousa, recém eleito presidente da Comissão para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi escolhido como 1º suplente para a 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família. Ele foi eleito em primeiro escrutínio realizado na tarde de hoje, 23, durante a 53ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), recebendo 174 votos do total de 241, superando os 122 votos requeridos para a maioria absoluta.
Currículo
Natural de Guaratinguetá (SP), dom João Bosco Barbosa nasceu em 1952 e foi ordenado presbítero em 1978. Ele estudou Filosofia e Teologia no Instituto Filosófico e Teológico de Petrópolis (RJ). Ele também é graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e cursou Comunicação Social na União Católica Internacional de Imprensa, dos países do leste europeu.
Foi nomeado pelo papa Bento XVI bispo da diocese de União da Vitória (PR) em 2007. Em 2014, o papa Francisco nomeou dom João Bosco bispo de Osasco.
Seu lema episcopal é "Cristo nossa vitória".
.............................................................................................................................................................
Dom Leonardo Steiner
O bispo auxiliar de Brasília (DF), dom Leonardo Steiner, reeleito secretário geral da CNBB, foi escolhido como 2º suplente para a 14ª Assembleia do Sínododos Bispos sobre a Família. Ele foi eleito em primeiro escrutínio realizado na tarde de hoje, 23, durante a 53ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), recebendo 132 votos do total de 243, superando os 123 votos requeridos para a maioria absoluta.
Vida e Missão
Com o lema “Verbo feito carne”, dom Leonardo foi nomeado bispo em 02 de fevereiro de 2005, pelo papa João Paulo II. Natural de Forquilhinha (SC), nasceu em 06 de novembro de 1950, filho de Leonardo Steiner e Carlota Arns Steiner.
Dom Leonardo possui mestrado e doutorado em Filosofia, ambos concluídos na Pontifícia Universidade Autonianum, em Roma. É formado em diversos cursos de licenciatura como em Filosofia, Letras, Administração Escolar, Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Magistério, e bacharel em Pedagogia.
Trajetória no episcopado
Dom Leonardo foi bispo de São Félix (MT), de 2005 a 2011; vice-presidente do regional Oeste 2 da CNBB, de 2008 a 2011; membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, de 2008 a 2011; bispo referencial para os Presbíteros, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e a Juventude, também no regional Oeste 2. Em 2011, dom Leonardo Steiner foi eleito secretário geral da CNBB. 
.............................................................................................................................................................
Delegados junto ao Celam
Dom José Belisário
O arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário, foi eleito delegado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) em segundo escrutínio realizado ainda na noite de quarta-feira, 22. Ele recebeu 189 votos do total de 268, superando os 135 votos requeridos para a maioria absoluta.
Dom Belisário nasceu em 1945, em Carmópolis (MG), e foi ordenado sacerdote em 1969. 
Ele estudou Filosofia no Convento São Boaventura, em Dalto Filho (RS) e Teologia, no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais.
O papa João Paulo II o nomeou bispo da diocese de Bacabal (MA) em dezembro de 1999 e sua ordenação episcopal ocorreu em fevereiro do ano seguinte. Em 2005, o papa Bento XVI o elevou a arcebispo para a sede de São Luís, no Maranhão. Atualmente é vice-presidente da CNBB.
Seu lema episcopal é “Invisibilem Tamquam Videns” – “Como se visse o invisível
.............................................................................................................................................................
Dom Anuar Battisti
O arcebispo de Maringá (PR), dom Anuar Battisti, foi eleito para suplente de delegado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) em segundo escrutínio realizado nesta quinta-feira, 23. Ele recebeu 150 votos do total de 258, e assim superou os 130 votos requeridos para a maioria absoluta.
Dom Anuar substituirá dom Luiz Demétrio Valentini no cargo de suplente do delegado junto ao Celam.
Currículo
Nascido em Lajeado (RS) em 1953, dom Anuar foi ordenado presbítero em 1980. Estudou Filosofia no Seminário Rainha dos Apóstolos, em Curitiba (PR), e Teologia na Studium Teologicum de Curitiba e na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.
Em 1996 foi nomeado administrador diocesano de Toledo (PR) e exerceu o cargo por dois anos, até que o papa João Paulo II o nomeou bispo diocesano de Toledo, em 1998. Em setembro de 2004, foi nomeado arcebispo de Maringá (PR) pelo papa João Paulo II.
Em maio de 2007 participou como membro delegado pela CNBB da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, em Aparecida (SP).
Seu lema episcopal  é “Caminhai no Senhor”.
...........................................................................................................................
                                                                                                Fonte: cnbb.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário