quarta-feira, 22 de abril de 2015

Em coletiva, bispos abordam

Amazônia, Sínodo das Famílias e Fundo de Solidariedade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu, hoje (22), os bispos do país para o oitavo dia de Assembleia Geral.
Nesta quarta-feira no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho em Aparecida (SP), o Arcebispo de Campo grande (MS) Dom Dimas Lara Barbosa apresentou a pauta de trabalho dos bispos e destacou o nome dos presidentes já eleitos para algumas Comissões Episcopais que já tiveram suas votações concluídas.
Cardeal Dom Cláudio Hummes
O arcebispo emérito de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, cardeal Cláudio Hummes, o bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom João Carlos Petrini, e o bispo de Santarém (PA) e presidente da Cáritas Nacional, dom Flávio Giovenale atenderam, na tarde de hoje, os jornalistas em entrevista coletiva.
O cardeal dom Cláudio Hummes tratou sobre a Missão da Igreja na Amazônia e disse que a Igreja tem que ser voz profética naquilo que diz respeito à defesa da Amazônia, para isso explicou o trabalho da Rede Eclesial Pan-Amazônica.
“Temos que além de cuidar da Amazônia também anunciar o Evangelho ao povo daquele local, para isso criamos em setembro a Rede Ecleisal Pan-Amazônica, essa rede das Igrejas e de todos aqueles de boa vontade que estão na luta em favor da Amazônia. Com essa rede queremos somar vozes e com uma voz mais forte, falar da Amazônia em todos os níveis, até internacional.”
Dom Cláudio ressaltou que o Papa Francisco está preocupado com a questão da Amazônia.
“A preocupação do Papa por essa questão é um incentivo para nós da CNBB a lutar, muito mais, pelo povo da Amazônia”.
Para comentar a participação das dioceses no Sínodo dos Bispos sobre a Família dom João Carlos Petrini abordou o evento extraordinário que aconteceu em outubro passado e sobre as respostas das comunidades que devem conduzir parte da pauta do Sínodo Ordinário que acontecerá de 04 a 25 de outubro de 2015.
Dom João Carlos Petrini
“Pensar no Sínodo significa pensar em três temáticas, a nova apresentação da família, de maneira a dar maior evidência ao amor de Deus dentro da relação entre homem e mulher, destacando o dom da família. Segundo ponto: o cuidado com as feridas quando o amor não é cuidado e a partir desse ponto questões como a eucarística para casais de segunda união, outras formas de amor, como relação de pessoas de mesmo sexo e que pastoral oferecer a essas pessoas e terceiro a relação da família e a sociedade pensando nas políticas públicas.”
Durante a entrevista coletiva Dom Petrini convidou as famílias a participar, em Aparecida (SP), da 7ª Peregrinação e 5º Simpósio Nacional da Família que acontecerá nos dias 30 e 31 de maio de 2015.
Neste oitavo dia de Assembleia Geral dos Bispos dom Flávio Giovenale explicou aos jornalistas o que é o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), fundo financeiro que arrecada recursos há 15 anos ao final de cada Campanha da Fraternidade para financiar projetos sociais e apresentou aos bispos a prestação de contas desses 15 anos de trabalho de administração do FNS realizado pela Cáritas.
Dom Flávio Giovenale
 “Todo ano prestamos contas do Fundo Nacional de Solidariedade, mas esse ano foi um pouco diferente, pois apresentamos as contas desses 15 anos. Nesse tempo, foram mais de 3 mil projetos sociais beneficiados com recursos do Fundo e 129 milhões de reais, sendo a metade administrada pelo Nacional e a outra metade administrada pelos Fundos Diocesanos espalhados pelo Brasil”, contou. 
O oitavo dia da Assembleia Geral dos Bispos do brasil segue com trabalhos reservados e votações para a presidências das Comissões Episcopais.
A 53ª Assembleia Geral, que teve início no dia 15 deste mês termina na próxima sexta-feira (24).
...........................................................................................................................
                                                                                                    Fonte: a12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário