segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014


Papa Francisco:
"Para amar Jesus é preciso deixar-se amar por Ele"

Cidade do Vaticano (RV) - “Inspirar nossos relacionamentos na verdade e na sinceridade”. Este foi um dos conceitos expressos pelo Papa na tarde de domingo, 16, na homilia proferida na Paróquia São Tomé Apóstolo, ao sul de Roma. 
Ao chegar à Paróquia, Francisco foi acolhido com carinho, slogans, faixas e bandeiras branco-amarelas. Recebido pelo Cardeal Vigário Agostino Vallini, pelo Bispo Auxiliar, Dom Paolino Schiavon, e pelo Pároco, Pe. Antonio D'Errico, o Papa retribuiu o afeto dos paroquianos saudando primeiramente as crianças. A elas, Francisco ofereceu uma ‘dica’ infalível para iniciarem um frutífero caminho de fé:
“Vou lhes contar um segredo para amar Jesus. Ouçam bem: para amar Jesus, é preciso deixar-se amar por Ele. Entenderam? É Ele que faz o trabalho, não nós! Ele nos ama antes!”. 
Digamos a verdade a nós mesmos
Estendendo as mãos ao Papa, as crianças responderam “Você é nosso amigo”. Em seguida, Francisco viu os batizados dos últimos meses, pais, idosos, doentes, sacerdotes e membros da Associação de famílias com filhos com deficiência. Antes de celebrar a missa, confessou cinco fiéis. 
A celebração eucarística teve um clima de intenso recolhimento. Falando de improviso na homilia, o Papa citou o Evangelho de Mateus e evidenciou que as relações interpessoais, principalmente em ambientes restritos como um bairro, devem ser inspiradas no critério da sinceridade e da verdade, uma verdade que provém diretamente de nosso coração. 
“Creio que nos fará bem, hoje, não pensar se minha alma está limpa ou suja, mas pensar o que existe em meu coração, o que tenho dentro de mim. Dizer a verdade a nós mesmos”. 
“Há amor? Há ódio? Tenho um comportamento de perdão por quem me ofendeu ou uma atitude de vingança? Temos que nos questionar o que há dentro, porque o que está dentro sai e faz mal se é mau; e se é bom, quando sai de nós faz bem”. 
Este percurso não é fácil, disse o Santo Padre. “Para fazê-lo, são necessárias a oração e a ação do Senhor”. 
“Peçamos sempre esta graça: conhecer o que acontece em meu coração para fazer sempre a escolha certa, a escolha do bem. Lembrando que o que suja nossas vidas é o que existe de mau e sai de nosso coração. Que o Senhor nos ajude”. 
No final da missa, o Papa cumprimentou e agradeceu ao Pe. Antonio d’Errico, pároco de São Tomé Apóstolo, a quarta paróquia visitada por Papa Francisco em seu pontificado. Nos olhos e nos corações de todos, ficaram as palavras, conceitos e emoções sobre os quais continuar a meditar e edificar o próprio ‘ser cristão’. (CM)
                                                                            Fonte: radiovaticana.va          news.va
.................................................................................................................................... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário