sábado, 1 de fevereiro de 2014

Leituras do Domingo da Apresentação do Senhor



1ª Leitura: Ml 3, 1-14                    Salmo: 24(23)                    2ª Leitura: Hb 2, 14-18 
...............................................................................................................................................................
Evangelho:  Lc 2, 22-40
...............................................................................................................................................................
E quando se completaram os dias da purificação, levaram o menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor [...]. Para tanto, deviam oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, como está escrito na Lei do Senhor. Ora, em Jerusalém vivia um homem piedoso e justo, chamado Simeão, que esperava a consolação de Israel. O Espírito do Senhor estava com ele. Pelo próprio Espírito Santo, ele teve uma revelação divina de que não morreria sem ver o Ungido do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao templo para cumprirem as disposições da Lei, Simeão tomou-o nos braços e louvou a Deus, dizendo: “Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixas teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo”. O pai e a mãe ficavam admirados com aquilo que diziam do menino. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe: “Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição – uma espada traspassará a tua alma! – e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações”. Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Ela era de idade avançada. Quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo; dia e noite servia a Deus com jejuns e orações. Naquela hora, Ana chegou e se pôs a louvar Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo conforme a Lei do Senhor, eles voltaram para Nazaré, sua cidade, na Galileia. O menino foi crescendo, ficando forte e cheio de sabedoria. A graça de Deus estava com ele.
...............................................................................................................................................................
Reflexão
A festa litúrgica da Apresentação do Senhor cai fora do tempo de Natal. Ela celebra Maria e José, obedientes à Lei, levando ao Templo o Menino Jesus, quarenta dias após o seu nascimento.
O Profeta Malaquias, na primeira leitura, fala da ação do Messias, do anjo da aliança, daquele que purificará os filhos de Levi – o chefe da linhagem sacerdotal – tornando aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos.” De fato, tempos depois da instituição do Templo, seu culto se corrompeu e Deus se afastou do lugar sagrado. O tempo da justiça está voltando, o pobre, o inocente, o marginalizado voltarão a ser respeitados e a ter suas necessidades satisfeitas porque o homem voltou a respeitar a aliança com Deus. Toda a injustiça será varrida e o coração do homem será tão bem lavado como a barrela dos lavadeiros torna limpos os tecidos sujos, como o fogo da forja purifica a prata.
Desta leitura podemos apreender que o que quebra a aliança entre Deus e nós é a mesma coisa que quebra nosso relacionamento com o outro. Por isso Jesus disse em MT 5, 23-24, “ se estiveres para trazer a tua oferta ao altar e ali te lembrares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; depois virás apresentar a tua oferta.” Jesus é aquele que se dá ao Pai por nós e, com isso, a aliança é refeita.
No Evangelho de Lucas fica claro a solidariedade de Jesus para com os pobres, Seus pais portam a oferta dos pobres – um par de rolas ou dois pombinhos – e não um cordeiro, como os ricos.
Também as pessoas de Simeão e de Ana simbolizam aqueles que perseveram na fé e na esperança de um mundo melhor, de acordo com os ditames do Reino de Deus e de sua justiça.
Jesus, sinal de contradição dito por Simeão, é a própria luz que ilumina os homens de bem e o fogo que destruirá tudo o que prejudica o ser humano.
Maria é a serva do Senhor, aquela que colocou em prática a vontade do Pai e se entregou totalmente à realização do Reino. Sua opção teve conseqüências já anunciadas por Simeão ao dizer que uma espada atravessaria seu coração. Também nossas opções, se forem a favor do Reino de Deus e sua justiça, nos trarão situações difíceis. Mas não tenhamos medo, Maria estará ao nosso lado e Jesus nos diz que Ele venceu o mundo! (CAS)
          Fonte: radiovaticana.va      Banner: cnbb.org.br       Ilustração: franciscanos.org.br
......................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário