terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Padre Lombardi fala da

Reunião do Papa Francisco com o Conselho de Cardeais

Cidade do Vaticano (RV) - Teve início na manhã desta segunda-feira, no Vaticano, a terceira reunião do Papa Francisco com o "Conselho de cardeais" criado em 13 de abril de 2013, e confirmado com o Quirógrafo de 28 de setembro, para ajudá-lo no governo universal da Igreja e para estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor bonus sobre a Cúria Romana.
Trabalhos intensos
A reunião se concluirá nesta quarta-feira, dia 19. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre. Federico Lombardi, concedeu uma coletiva sobre os trabalhos da parte da manhã.
"Estamos claramente no início de uma semana, aliás, diria de dez dias, bastante intensos" – introduziu Pe. Lombardi. "Na manhã desta segunda-feira, como programado, teve início o trabalho do grupo do Conselho de cardeais.
"Os purpurados concelebraram com o Papa na Casa Santa Marta, às 7h da manhã, como fazem habitualmente quando estão aqui em Roma; e depois começaram suas reuniões na sala adjacente à capela da Casa Santa Marta.
Esteve presente e continuará – também na parte da tarde – o Secretário de Estado, Dom Parolin", proximamente cardeal.
"Esta manhã de segunda-feira – disse o porta-voz vaticano – tiveram lugar as audições dos representantes da Comissão referente de estudo e orientação sobre a organização da estrutura econômico-administrativa da Santa Sé", a "Cosea" (Comissão para a organização estrutura econômico-administrativa da Santa Sé). Portanto, a manhã foi dedicada principalmente a isso.
Estavam presentes três representantes dessa Comissão, a qual não estava completa. Estavam presentes o presidente, Dr. Zahra; o secretário, Mons. Valejo Balda; e o alemão Jochen Messemer, que é também revisor internacional da Prefeitura dos Assuntos Econômicos". Eles apresentaram o trabalho realizado pela Comissão nestes meses – já são 7-8 meses que a Comissão foi constituída e iniciou muitos trabalhos" e, "provavelmente, já tem também os primeiros esboços ou idéias ou propostas possíveis".
"Não foi tomada nenhuma decisão" – precisou o porta-voz vaticano. Posteriormente, o Conselho de cardeais aprofundará sua reflexão a partir do que foi apresentado. "Também na parte da tarde o Conselho continuará seu trabalho, desta vez, sem a presença dos representantes das Comissões", observou. Os purpurados almoçaram com o Cardeal Giuseppe Bertello. "Portanto – enfatizou –, um momento comunitário e sereno do Conselho."
Está prevista para a manhã desta terça-feira – disse Pe. Lombardi – a audição da outra Comissão referente, a Comissão sobre o Ior (Instituto para Obras de Religião). Para a tarde de quarta-feira está previsto um encontro também com os cardeais membros do Conselho dos Quinze, que estarão presentes em vista também do Consistório e que, portanto, terão uma ocasião de encontrar-se com o Conselho dos Oito.
Portanto, será um encontro com esses dois Conselhos, com uma reunião na tarde de quarta-feira. "O programa destes três dias do Conselho dos Oito é bastante intenso", reiterou.
Para continuar a perspectiva destes dias – prosseguiu o religioso jesuíta –, quinta-feira pela manhã, dia 20, começa o Consistório extraordinário, a reunião à qual todos os cardeais são convocados.
Essa reunião se realizará na Sala nova do Sínodo, como nas outras vezes – a Sala nova do Sínodo é adjacente à Sala Paulo VI –, com início marcado para as 9.30 locais: se terá a saudação do Cardeal Decano, Angelo Sodano; uma saudação e breve pronunciamento do Santo Padre aos cardeais; depois uma conferência introdutória do Cardeal Walter Kasper sobre o tema da família.
Sabemos que o tema do Consistório é a família. A seguir, haverá pronunciamentos livres dos cardeais, tanto na parte da tarde da quinta-feira quanto na manhã e tarde do dia sucessivo. O horário da manhã é das 9h30 às 12h30; e da tarde é das 16h30 às 19h, precisou. (RL)
                                                                                           Fonte: radiovaticana.va
.............................................................................................................................  

Nenhum comentário:

Postar um comentário