sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Papa na ordenação episcopal na Basílica vaticana:

 "O episcopado é serviço!"

Cidade do Vaticano (RV) – Papa Francisco anulou todas as audiências previstas, para esta manhã de sexta-feira, no Vaticano, devido a um resfriado. No entanto, não deixou de presidir, nesta tarde, na Basílica de São Pedro, à celebração Eucarística de ordenação Episcopal de Dom Fernando Verge’z Alzaga, Secretário geral do Governatorato, sede da Administração do Estado da Cidade do Vaticano. 
Papa impõe as mãos sobre o novo bispo
O Bispo de Roma iniciou sua homilia realçando a grande responsabilidade eclesial do neo-Bispo, segundo o mandato de Jesus que “enviou seus Doze Apóstolos, repletos do Espírito Santo, a fim que anunciassem o Evangelho a todos os povos, os reunissem, os santificassem e os guiassem à salvação eterna”.
Para perpetuar este ministério apostólico, de geração em geração, os Doze reuniram colaboradores, transmitindo-lhes, com a imposição das mãos o dom do Espírito, recebido de Cristo, que conferia a plenitude do Sacramento da Ordem. E o Papa acrescentou:
“Assim, mediante a interrupta sucessão dos Bispos, na tradição viva da Igreja, este ministério primordial e a obra do Salvador, se mantêm e se desenvolvem até o final dos tempos. O Bispo, circundado por seus presbíteros, representa o Senhor Jesus, Sumo e Eterno sacerdote em meio a nós”.
De fato, disse o Pontífice, “é Cristo que, mediante o ministério episcopal, continua a pregar o Evangelho da salvação e a santificar os fiéis, através dos Sacramentos da fé; é Cristo, que na paternidade episcopal, fomenta o seu corpo, que é a Igreja, com novos membros; é Cristo, que com a sabedoria e prudência episcopal, guia o povo de Deus na sua peregrinação terrena até à felicidade eterna”. E o Santo Padre explicou:
“O Episcopado, de fato, è o nome de um serviço, não de uma honra, porque cabe ao Bispo servir e não dominar, segundo o mandamento do Mestre, que diz: “Quem for o maior entre vocês, seja como o mais pequenino; e quem governar, seja aquele que serve”. O Bispo deve anunciar a Palavra, em todas as ocasiões, oportunas e inoportunas; deve admoestar, repreender, exortar com magnanimidade e doutrina”.
O Bispo, disse ainda o Papa, deve ser fiel custódio e dispensador dos mistérios de Cristo na Igreja.; deve seguir o exemplo do Bom Pastor; amar, como pai e irmão, todos os que Deus lhe confia, sobretudo os presbíteros e os diáconos, seus colaboradores no ministério, mas também os pobres, os indefesos e os que precisam de acolhimento e ajuda.
O Bispo de Roma concluiu sua homilia exortando os Bispos a vigiarem, com amor e grande misericórdia, sobre todo o rebanho a eles confiados! (MT)
                                                                                       Fonte: www.radiovaticana.va          
...................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário