sábado, 16 de fevereiro de 2013

Leituras do 1º Domingo da Quaresma


17 de fevereiro de 2013

1ª Leitura: Dt 26,4-10                  Salmo90,1-2.10-11.12-13.14-15             2ª Leitura: Rm 10,8-13

EvangelhoLc 4,1-13

"Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e depois disso, sentiu fome. O diabo disse, então, a Jesus: 'Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão.' Jesus respondeu: 'A Escritura diz: 'Não só de pão vive o homem'. O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo e lhe disse: 'Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isso foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser. Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu.' Jesus respondeu: 'A Escritura diz: 'Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás'.' Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, e lhe disse: 'Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! Porque a Escritura diz: Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!' E mais ainda: 'Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra'.' Jesus, porém, respondeu: 'A Escritura diz: 'Não tentarás o Senhor teu Deus'. Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno."

Reflexão

Leitura (Verdade)
O que diz a Palavra?

Tomo contato com o texto de hoje, lendo-o em Lc 4,1-13. 
O texto apresenta duas partes: as tentações de Jesus e o início de sua evangelização. Inicia dizendo que o Espírito fez com que Jesus fosse para o deserto. Todos os três evangelistas (Mateus, Lucas e Marcos) têm como principal autor desse retiro no deserto o Espírito. 
Jesus vai para o deserto. Deserto significa lugar desabitado, solitário, desamparado, abandonado. No sentido bíblico, deserto era terra da aridez, símbolo da privação de chuva e de fertilidade. É o lugar da purificação e da pobreza. 
No deserto Jesus ficou quarenta dias. Este número recorda os quarenta anos do Povo de Deus no deserto, rumo à libertação. Foram quarenta dias em que Moisés permaneceu no alto do Horeb diante de Deus. para receber as tábuas da lei (Dt 9,9). 
Sendo tentado por Satanás, diz o Evangelho. As tentações de Jesus eram para desviá-lo de sua missão messiânica. 
Convivia com as feras - A frase indica que durante esse tempo Jesus não viu nenhuma pessoa humana. 
E os anjos o serviam. O evangelho apresenta prova segura da existência dos anjos, não como mensageiros, mas como seres que servem. 
Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galileia, proclamando a Boa-Nova de Deus. 
O texto faz entender que Jesus estava na Judéia e retornou à Galileia onde faz a proclamação do Reino, resumida na conversão e fé no Evangelho. 
"Convertei-vos". O evangelho, além da fé, exige de cada pessoa o desejo de modificar sua conduta segundo a Boa-Nova. 

Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para mim? 

Conversão. Eis o ponto central da Boa-Nova de Jesus. Devo renovar minhas idéias sobre o Reino. O anúncio de Jesus me chama à conversão. O bem-aventurado Alberione sentiu um apelo que transmitiu a toda a Família Paulina: "Vivam em contínua conversão". 

Agora, num instante de silêncio, verifico em que devo me converter. 

Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 

Rezo com toda Igreja a Oração da JMJ 2013 

Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio. 
Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.
Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo. Amém! 

Contemplação (Vida e Missão)
- Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

O lema da Campanha da Fraternidade diz "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8). Meu novo olhar será para me dispor à vontade do Senhor, ao seu serviço. 
                                                                        Fonte da Reflexão: www.paulinas.org.br
                                                                      Ilustração: http://sembrunoleandro.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário