segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Arquidiocese de Campinas aposta em ambiente virtual para formação de fiéis


Evangelizar e formar fiéis pela web. Essa é a proposta do projeto ‘Igreja em Rede’ criado em 2010 pela Arquidiocese de Campinas (SP).
Com o nome de ‘Ambiente Virtual de Formação’ a plataforma virtual oferece aos leigos ou a qualquer outra pessoa que a acesse, conteúdos diferenciados sobre temas religiosos.  
Ao acessar a página, o internauta tem acesso aos conteúdos das ‘Fichas de Estudo’, um material de formação elaborado por uma equipe de especialistas de diversas áreas e divulgado quinzenalmente na rede.
A publicação das fichas de estudo é um dos materiais de formação disponibilizados pelo projeto. A plataforma oferece também cursos e oficinas.  
A iniciativa de formação no ambiente virtual começou com o apoio e desejo do arcebispo da época, Dom Bruno Gamberini.
Atualmente, as fichas estão refletindo sobre o Concílio Vaticano II e já foram publicados 34 artigos até dezembro de 2012, explica Pedro Rigolo Filho, responsável pelo Ambiente Virtual.
“A publicação quinzenal das Fichas de Estudos sobre o Vaticano II teve início em 2011. Até 2012 foram publicadas 34 fichas e, no primeiro semestre de 2013, serão publicadas mais 12. A publicação destas fichas é uma das atividades do Projeto de Formação on-line da Arquidiocese de Campinas”.  
A divulgação do conteúdo acontece por meio dos leigos que são incentivados a discutir o conteúdo em grupos. No final de cada ficha, perguntas ajudam a refletir e a compreender o assunto e outras referências bibliográficas digitais são indicadas para cada tema. O fiel também pode interagir com o tema em uma sala de aula virtual disponível na rede.
Sobre o sucesso do projeto, Pedro Rigolo afirma que a plataforma é bastante acessada pelos fiéis e que o conteúdo das fichas tem sido divulgado por outros sites.
“O número de pessoas que tem acesso às fichas é grande. Sabemos até de pessoas de outros estados e, inclusive, de outros países. Também sabemos que outros sites e blogs republicam algumas das fichas”.
Além da plataforma de estudos, a arquidiocese também conta com a Revista Digital Lumen, voltada para tablets e dispositivos digitais que noticia informações da arquidiocese e atualidades, e o aplicativo iJuventude produzido para smartphones, que divulga informações sobre a Jornada Mundial da Juventude, música e conteúdos especiais para os jovens.
                                                                                           Fonte. portal A12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário