quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Papa nomeia novo arcebispo para Manaus


O papa Bento XVI aceitou na manhã de hoje, 12 de dezembro, a renuncia por motivo de idade (75 anos) do arcebispo de Manaus (AM), dom Luiz Soares Vieira, e nomeou em seu lugar o bispo prelado de Tefé (AM), dom Sérgio Eduardo Castriani.
Dom Luiz Soares Vieira, entre outras atividades, foi bispo de Macapá (AP), vice-presidente do Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará), presidente e vice do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima), delegado na Conferência de Santo Domingo e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 2007 a 2011. Lema episcopal: “Servir não ser servido”.

Dom Sérgio Castriani nasceu em 1954, em Regente Feijó (SP). Sua ordenação presbiteral foi em 1978, em São Paulo e ordenado bispo prelado de Tefé, em 1998.
Dom Castriani estudou Filosofia na faculdade Nossa Senhora Medianeira (SP) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista.
Dom Sérgio atuou como secretário do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial por dois mandatos (2003 a 2011). Lema episcopal: “Habitou entre nós”

                                                                                                                Fonte: Site da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário