quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Faleceu o Padre Galdino Falquetto


Devido à falta de informações mais precisas, só agora noticio o falecimento do Padre Galdino Falquetto, ocorrida há nove dias.
Padre Galdino exerceu seu ministério sacerdotal em Paraisópolis durante mais de oito anos (1965-1973) como diretor do Instituto Monsenhor Dutra, antigo seminário que tinha sua sede no prédio que abriga hoje a Casa da Criança. Além da missão de formador dos candidatos ao sacerdócio, o religioso verbita colaborou de maneira efetiva nos trabalhos pastorais de nossa paróquia e, por alguns anos, esteve à frente da Paróquia de Nossa Senhora da Consolação. Exerceu ainda o magistério na E. E. Antônio Eufrásio de Toledo.
Tivemos a graça de conviver com ele à época e podemos testemunhar sua fidelidade a Cristo, à Igreja e ao sacerdócio, que vivia intensamente, colocando-o a serviço do Reino de Deus. No dia 7 e 8 de agosto de 2010, minha esposa e eu participamos das festividades de seu Jubileu de Ouro Sacerdotal em Juiz de Fora, quando lhe expressamos os sentimentos de carinho e gratidão de muitas pessoas de nossa cidade que o conheceram. Mesmo em meio às limitações que já o acometiam, ele estava muito feliz.
Transcrevemos em seguida matéria publicada no site da Congregação do Verbo Divino.
...............................................................................................................................................................
Pe. Galdino Falquetto, SVD
* 21 de março de 1931, em Venda Nova do Imigrante, ES.
+ 11 de dezembro de 2012, em Juiz de Fora, Brasil.

“Pe. Galdino Falquetto nasceu em Venda Nova do Imigrante no Estado do Espírito Santo. Filho de Rafael Falquetto e Elisa Lorenzoni, entrou na Congregação do Verbo Divino em 2 de fevereiro de 1944 no Pré-juvenato São Francisco Xavier, em Santa Isabel-ES. Em fevereiro de 1950 ingressou no noviciado em Santo Amaro e professou os primeiros votos em 1º de março de 1952. Recebeu a tonsura em 1956, as ordens menores em 1957, o subdiaconato em 1959, o diaconato em 1960 e foi ordenado sacerdote em 7 de agosto de 1960, sendo sua primeira missa no dia seguinte, 8 de agosto.
Pe. Galdino recebeu como destino missionário a sua província de origem, a Brasil Norte e em janeiro de 1962 assumiu a função de prefeito dos candidatos a irmãos, na cidade de Juiz de Fora. Em novembro do mesmo ano tornou-se coadjutor do mestre de noviços dos irmãos e em 1963 foi conselheiro da casa SVD em Juiz de Fora.
Em 1965 foi nomeado preposto do Instituto Monsenhor Dutra em Paraisópolis - MG. Em 1973 volta a Santa Isabel como prefeito do seminário onde ele mesmo havia começado a sua formação missionária. Em 1975 e 1978 foi nomeado Superior do Distrito do Espírito Santo, até que em 1981 foi transferido para Belo Horizonte-MG e nomeado Promotor Vocacional. Conta-se que Pe. Galdino foi incansável nesse apostolado pelas vocações e zeloso no acompanhamento dos jovens que sonhavam com a vida religiosa, sacerdotal e missionária.
Em 1988 segue para o Distrito de Brasília, como Vigário Coadjuntor em Flores de Goiás-GO. Dois anos depois, em 1990, retorna a Santa Isabel como Pároco.Depois de anos de disponibilidade aos trabalhos missionários na província Brasil Norte, Pe. Galdino volta às suas origens. Pela terceira vez em Santa Isabel, mas agora como Pároco. Em sua maturidade, Galdino assume o pastoreio de mais de 60 comunidades e trabalha intensamente, como administrador, construtor e pastor. Para se ter uma ideia, a grande paróquia do Pe. Galdino foi dividida mais tarde, gerando duas outras.
Missionário incansável, viu suas forças diminuírem, mas não a perseverança.
Em 2002, Pe. Galdino, com o diagnóstico de Mal de Parkinson, é transferido para a Comunidade do Verbo Divino em Juiz de Fora. Aquilo que parecia ser o fim, tornou-se um novo começo. Galdino teve que reaprender a conviver com as limitações motoras, mas sempre com lucidez. Não deixava de ir à capela para as orações e missas, como também nunca deixava de estar no refeitório com os confrades. Mesmo que seu sangue italiano lhe esquentasse o ânimo, era muito fácil lhe retirar o simpático sorriso. Ele não conseguia conter o sorriso.
Nos últimos dez anos, período em que esteve em Juiz de Fora, foi sinal de perseverança. Mesmo quando parecia entregar os pontos, Galdino recomeçava. Com os passos lentos, não se importava de chegar depois dos outros. O importante era chegar!
Há dois meses teve uma queda no refeitório da comunidade e fraturou o fêmur. Precisou ser hospitalizado para uma cirurgia na perna afetada. Assim começou seu calvário. No hospital foi acometido por uma pneumonia que o levou a duas semanas na terapia intensiva (UTI). Recuperado, passou pela cirurgia e por uma infecção hospitalar. Recuperando as forças foi levado para casa, tendo novamente que ser hospitalizado no dia 7 de dezembro com sinais de que a infecção ainda o afetava. No dia 11 de dezembro, às 15:30h, na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, Pe. Galdino Falquetto entregou sua vida definitivamente nas mãos de Deus.  
                                                                      Viva Deus uno e Trino em nossos corações!”
                      Fonte: http://www.svdcuria.org/public/infonews/misc/obit/obit2012/121211gf.pdf
                                                                             Foto: http://verbitasnobrasil.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário