terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Vivamos o verdadeiro Natal!


É Natal! É tempo de mudança! É tempo de conversão! É oportunidade de correção de rota, tanto no nível pessoal quanto no coletivo.
As profundas e tocantes mensagens daquela noite singular de Belém, em que o Divino e o Humano se abraçaram na esperança e na certeza da alegria e da felicidade para todos, continuam vivas. O mesmo Deus, com o mesmo amor infinito, continua com o coração e os braços abertos para nos acolher e fazer de cada pessoa um presépio e da humanidade uma grande família fraterna.
A Salvação veio de uma família. Jesus, o Salvador, quis nascer em uma família humilde e anônima, mas uma verdadeira família. Eis aí a indicação clara de que a salvação da sociedade, com tantos problemas e desencontros, passa pela família. Só teremos uma sociedade sadia e equilibrada, se tivermos famílias bem constituídas, alicerçadas nos fundamentos da fé e do amor a Deus e ao próximo.
A vida pede socorro. As famílias precisam de ajuda. Os filhos precisam de amor e limites. Os esposos e pais, neste contexto da chamada modernidade, necessitam de fé e responsabilidade.
O Natal nos aponta o caminho: a família como prioridade. E não poderia se diferente. É preciso que todos nós, cristãos ou não cristãos, reflitamos para agir com urgência em favor da família e da sociedade. A Família de Nazaré convida-nos a restaurar a vida e os valores cristãos. É preciso que nossos corações e nossas mentes recuperem suas cores originais! É necessário que os valores familiares e cristãos voltem a embelezar nossas vidas! É urgente que o respeito, a justiça, a fraternidade, a solidariedade e o carinho entre os irmãos sejam plenamente restaurados para que a existência humana volte a ser um hino de louvor ao Criador e um caminho percorrido na verdadeira alegria cristã! Assim como em Belém, que nasça de cada uma de nossas famílias a salvação.
É hora de mudança. É hora de resgatar o verdadeiro significado do Natal para que a justiça, a fraternidade e a paz aconteçam para todos. É hora de cada um de nós, pessoas de fé ou de boa vontade, converter seu coração, sua vida para que, de fato, o novo ano se caracterize pelo encontro, pela partilha e pela solidariedade. Que todos redescubram o valor do divino e do humano em sua vida e, sentindo-se amados e queridos de Deus, transformem-se em agentes de renovação da sociedade, abrindo seu coração para o verdadeiro sentido da vida: encontro com Deus e com os irmãos, em especial com os mais pobres, a quem, além da justiça, devemos o amor fraterno.
É necessária a resposta generosa de cada pessoa. A adesão de cada um e de todos é fundamental para que o mundo se transforme. Você, filho (a) querido (a) do Pai, deve colocar-se a serviço da construção do Reino de Justiça, Amor e Paz para todos.
Meu irmão, minha irmã, redescubra Jesus neste Natal. Recupere o verdadeiro sentido dessa festa tão bonita! Procure viver, no mais profundo sentido cristão, a vida, dom de Deus. Vá em busca de Jesus Cristo presente na pessoa do irmão mais sofrido. Partilhe dons e bens. Seja um presente de Natal para as pessoas com quem você convive. Faça com que, por meio de você, Jesus nasça em sua família e no coração de todas as famílias!
Pense nisso! Pense muito nisso e faça do nascimento de Jesus Cristo marco da verdadeira restauração cristã de sua vida! Que, para todos, o Natal seja diferente: tão sagrado, tão humano e tão divino como o primeiro de Belém!
Luiz Gonzaga da Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário