sábado, 22 de dezembro de 2012

Leituras do Domingo


23 de dezembro de 2012 - 4º do Advento

1ª Leitura: Mq 5, 1-4a                   Salmo79 2ac.3b.15-16.18-19                  2ª LeituraHb 10,5-10

EvangelhoLc 1,39-45

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu."

Comentário

Lucas, depois de ter narrado as duas anunciações - a de João Batista e a de Jesus -, cruza os dois relatos através deste episódio do encontro das duas mães - Isabel e Maria. Ao mesmo tempo, o encontro das duas parentas em sua primeira gravidez torna-se o encontro misterioso entre os dois filhos. João, tal como o profeta Jeremias, chamado antes do nascer, vibra diante da presença de Jesus.
Ao mesmo tempo, o episódio narrado tem muitas semelhanças com o relato do antigo testamento sobre a transladação da arca da aliança para Jerusalém (2Sm 6): provoca reações de alegria, exclamações e dura o mesmo tempo de três meses. Chamada por Isabel por mãe do Senhor, Maria é a nova arca da aliança, bendita entre as mulheres, modelo de fé.
Nesta celebração, ao mesmo tempo que somos portadores do Verbo como Maria, somos chamados a exultar de alegria como João, e, inspirados pelo Espírito Santo, tal como Isabel, a proclamar Maria como portadora da bem-aventurança daqueles que acreditaram. É este acolhimento do dom do Espírito e de sua alegria, na simplicidade daqueles que não confiam em mais nada senão na ação do Deus Salvador, que nos insere na caminhada da salvação e nos prepara para o novo Natal de Jesus Cristo.
                                                                     Fonte do Comentário: Site da Revista de Liturgia
                                                                                      Ilustração: http://blog.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário