sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial da Paz


Celebrado no dia 1º de janeiro, o Dia Mundial da Paz foi criado para que todas as pessoas, cristãs e não cristãs, se unam em prol da paz no planeta. Há 45 anos, em 8 de dezembro, o papa Paulo VI, divulgou uma mensagem para que a data fosse celebrada, a partir do ano de 1968,  sempre no primeiro dia do ano civil - 1º de janeiro.
A mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial da Paz 2013 tem como tema Bem-aventurados os obreiros da paz”. O Papa pede “um renovado e concorde empenho na busca do bem comum, do desenvolvimento de todo o homem e do homem todo”.
A realidade do nosso tempo, afirma Bento XVI, é caracterizada ainda por sangrentos conflitos e por ameaças de guerra: “Causam apreensão os focos de tensão e conflito causados por crescentes desigualdades entre ricos e pobres, pelo predomínio duma mentalidade egoísta e individualista que se exprime inclusivamente por um capitalismo financeiro desregrado. Além de variadas formas de terrorismo e criminalidade internacional, põem em perigo a paz aqueles fundamentalismos e fanatismos que distorcem a verdadeira natureza da religião”.
Mesmo assim, analisa o Papa, o mundo é rico de inúmeras obras de paz porque o homem, na verdade, é feito para a paz, que é dom de Deus.
A Mensagem de Bento XVI, dividida em sete partes, inspira-se nas palavras de Jesus Cristo: “Bem-aventurados os obreiros da paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5, 9).
A atenção à dimensão transcendente e o diálogo constante com Deus, segundo o Papa, são essenciais para que nos tornemos agentes da paz: “Assim o homem pode vencer aquele germe de obscurecimento e negação da paz que é o pecado em todas as suas formas: egoísmo e violência, avidez e desejo de poder e domínio, intolerância, ódio e estruturas injustas”.
O Pontífice recorda a oração como meio para se pedir a Deus para fazer de nós instrumentos da sua paz, a fim de levar o seu amor onde existe o ódio, o seu perdão onde há ofensa, a verdadeira fé onde há dúvida.
Leia a íntegra da mensagem em http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/11020-papa-bento-xvi-divulga-mensagem-pelo-dia-mundial-da-paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário