segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Leituras - 1º de janeiro de 2013


Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria 

1ª Leitura
: Nm 6,22-27                                Salmo: 66,2-3.5.6.8                              2ª Leitura: Gl 4,4-7

Evangelho: Lc 2,16-21

Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido, deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

Comentário

É a continuação do evangelho da noite de Natal. Após terem recebido o anúncio do anjo, os pastores vão comprovar a mensagem e voltam glorificando a Deus. No oitavo dia, realiza-se a circuncisão do menino. A circuncisão era o rito mediante o qual se começava a fazer parte do povo eleito (Gn 17,2-17), recebendo um nome que exprimia a missão que o novo membro assumia no conjunto do povo da aliança. Jesus será, como o nome indica, o realizador da salvação. 

Em meio a esta dinâmica, o evangelista registra o papel de Maria que guarda tudo na memória e medita, talvez apontando para o papel de Maria como fonte última de informação. Maria torna-se assim modelo da Igreja que contempla os mistérios da vinda de Cristo. Venerada sob o título de Mãe de Deus pelos cristãos do ocidente, e Portadora de Deus pelos cristãos do Oriente, Maria torna-se, desta forma, a nova Eva, a nova mãe dos vivente, gerando os novos filhos e filhas de Deus. Assim, Santo Ambrósio, no século IV, se dirigindo à sua comunidade, exprimia: "Todo o que crê se engravida e gera o Verbo de Deus em seu coração. (...) Se pela carne, uma só é a Mãe de Cristo, pela fé o Cristo é fruto de todos!".

No começo de um novo ano, dia mundial da paz, último dia da oitava do natal, confiamos à Mãe de Deus e mãe da Igreja, tudo que experienciamos nestes dias e que o Senhor ternamente nos preparou. A atitude dos personagens deste evangelho é retomada por nossa assembléia hoje. Como os pastores glorificamos e louvamos a Deus por tudo isso que vivemos. Tal como Maria guardamos tudo no coração. Dessa forma, a liturgia que celebramos torna-se fonte de vida e graça!

                                                                  Fonte do Comentário: http://www.revistadeliturgia.com.br
                                                                          Ilustração: http://theotokoskelmonsp.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário