sábado, 22 de agosto de 2015

Arquidiocese de Pouso Alegre:

Dom Majella institui Comissão Arquidiocesana de Liturgia
Com o objetivo de refletir a caminhada litúrgica iluminando-a com os documentos do Magistério que embasam a legitimidade e funcionalidade dos diversos ministérios litúrgicos, colaborar na estruturação e formação das equipes de animação da vida litúrgica dos setores e das paróquias, e, articular forças e iniciativas dos membros das equipes de liturgia foi instituída pelo arcebispo de Pouso Alegre, D. José Luiz Majella Delgado, CSsR,  a Comissão Arquidiocesana de Liturgia (CAL).
Pe. Vanildo de Paiva
O coordenador da Comissão é o Pe. Vanildo de Paiva, que já está trabalhando em sua reorganização e funcionamento. A primeira reunião de trabalho ocorrerá em três de outubro, às 8h30min, na Cúria Arquidiocesana. Estarão presentes, além do coordenador, o arcebispo D. Majella, padres e leigos que serão envolvidos nos trabalhos.
Pe. Vanildo enfatizou que sente imensa gratidão pelos trabalhos desenvolvidos pelo Pe. Leandro Edevaldo, que conduziu os trabalhos da equipe de liturgia na Arquidiocese (EAL). Será a partir desse legado que a Comissão será estruturada.
O coordenador também mencionou as primeiras ações a serem implementadas, que serão a estruturação da Comissão, com definição de representantes dos setores pastorais, com envolvimento de padres e leigos; a criação de uma página na internet para agilizar a partilha de informações e instrumentos formativos; a realização do evento comemorativo do cinquentenário da Sacrossanto Concílio (SC) – constituição do concílio Vaticano II que trata da Liturgia, que comemora 52 anos de existência – para avaliação da caminhada arquidiocesana da liturgia; e também, a articulação das subcomissões representativas dos ministérios litúrgicos existentes.
As subcomissões que integrarão a Comissão Arquidiocesana de Liturgia serão: Canto Litúrgico; Serviços do Altar; Sacramentos; Proclamadores da palavra; e Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística. Os coordenadores dessas subcomissões serão definidos em breve.
Pe. Vanildo disse que agradece a D. Majella pela confiança em tê-lo colocado à frente dessa “importante e necessária tarefa, visto que a Liturgia constitui uma das principais dimensões da vida da Igreja, sendo ela o cume e a fonte de toda a caminhada cristã(cf. SC 10)”. Disse ainda que espera contribuir com sua experiência e formação para que as “ações celebrativas em nossa Arquidiocese sejam sempre realizadas com o amor, o entusiasmo e a consciência necessários para que o Mistério Pascal de Cristo seja evidenciado e vivido mais intensamente por todo o povo de Deus”.
........................................................................................................................
                                   Fonte: arquidiocese-pa.org.br  (Texto: Adaysa Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário