terça-feira, 25 de agosto de 2015

Ação de Graças pelo pastoreio do

Pe. Vanir Ramos Barbosa em Paraisópolis

A missa das 15 horas desta terça-feira, presidida pelo Pe. Vanir Ramos Barbosa e concelebrada pelo Pe. Sebastião Márcio Maciel e Côn. Braz Tenório Rocha, com assistência litúrgica do Diác. Tales Tadeu Ananias, contou com a participação de grande número de fiéis, entre os quais alunos e professores da APAE.
Doxologia (ofertório) final
A assembléia e os ministros ordenados louvaram a Deus e agradeceram ao Senhor os vinte anos de ministério sacerdotal do presidente da celebração em terras paraisopolenses.
No início da Eucaristia, Pe. Sebastião fez uma saudação especial ao Pe. Vanir e ressaltou os motivos de se louvar a Deus pelo seu ministério tão significativo desenvolvido entre nós. Também na homilia o pároco lembrou a riqueza do pastoreio do atual vigário na Paróquia São José, com quem muito aprendi e que muito realizou pelo povo tanto no plano administrativo quanto no pastoral”.
No final da missa, Pe. Vanir recebeu justas homenagens. Em nome da comunidade, o Prof. Luiz Rosa fez uma saudação especial ao sacerdote. Afirmou que sintetizaria sua fala em dois sentimentos, recordar e agradecer. Lembrou que “recordar é trazer ao coração” e à mente o que se fez. E o Pe. Vanir, nesses vinte anos em Paraisópolis, sendo o único sacerdote que exerceu em dois momentos diferentes o ofício de pároco, é o terceiro padre que por mais tempo dirigiu nossa paróquia, atrás apenas dos saudosos Côn. Benedito Profício e Mons.Dutra.
Afirmando que, o Pe. Vanir, entre tantas qualidades e virtudes, caracteriza-se pela humildade, não deixou de recordar algumas de suas principais realizações, construção do Centro Pastoral São José e da sede da Rádio Paraisópolis e ampla reforma da Igreja Matriz, no primeiro paroquiato. Já no segundo, construção dos centros pastorais São Francisco e São Geraldo, e reforma e restauração da Matriz de São José, que em 2013, viu renascer “renovada e bela toda a arte interna original de um dos mais belos templos do Sul de Minas. Painéis, afrescos e o colorido da bela Casa do Padroeiro ressurgiram como eco do seu zelo pelo bem de todos, casa do encontro com Deus e dos irmãos em oração.”
São tantas as pessoas boas desta comunidade paroquial
Ressaltou ainda que “todas essas realizações são mensuráveis em sua grande importância. O que é impossível medir em extensão e profundidade são as atividades do ministério desenvolvidas pelo sacerdote nessas duas décadas de dedicação a Deus, à Igreja e a quantos, de diversas gerações, foram beneficiados pelo seu sacerdócio. Milhares de crianças por ele inseridas na filiação divina pelo batismo, centenas e centenas de casais a cujo matrimônio assistiu e abençoou; a Eucaristia, única e original, atualizada e repartida também em números aproximados; quantas confissões ouvidas e doentes ungidos! Quantos aconselhamentos e orientações! E o testemunho de fidelidade a Cristo e perseverança no sacerdócio! É impossível enquadrar nas limitações das palavras todo o bem realizado.”
E concluiu: “Estimado, Pe. Vanir! O que podemos e devemos fazer é agradecer. Agradecer a Deus por ter-lhe dado a vida e chamá-lo ao sacerdócio. Por tê-lo enviado para dirigir nossa paróquia por duas vezes, por dar aos paroquianos de São José a graça do seu ministério em Paraisópolis. Agradecer ao senhor por ter aceito trabalhar conosco e para nós. Que o Senhor da vida o recompense e abençoe seu ministério nas comunidades do Bom Jesus do Córrego!
As portas de nossas comunidades e de nossas famílias estarão sempre abertas para acolhê-lo, descansar e cear conosco, pois a porta do lar nunca se fecha para o pai, para o irmão, para o filho querido retornar. O Córrego do Bom Jesus é logo ali, menos de quarenta quilômetros e uma hora nos separam. Venha sempre, pois mais do que um paraisopolense por mérito, o senhor é um paroquiano querido do Paraíso de José. Nossa gratidão e amizade, caloroso abraço filial e fraterno!
Tudo é dom e graça de Deus. Fui muito feliz aqui
Em seguida, a Bezinha homenageou Pe. Vanir com uma bela música, que compôs especialmente para esse momento, e representantes da assembleia entregaram ao homenageado alguns presentes.
Pe. Vanir, agradecendo a participação dos fiéis e as homenagens, afirmou que “foi muito bom ter exercido o ministério sacerdotal em Paraisópolis, onde recebi a colaboração de sacerdotes, religiosos e tantos cristãos leigos e leigas. Tudo é dom e graça do Senhor. Fui muito feliz aqui. Agradeço a Deus em primeiro lugar e depois a tantas pessoas, são tantas pessoas boas desta paróquia
Agradeceu ao Pe. Sebastião, ao Côn. Braz, ao Diác. Tales e às religiosas da Colégio Santa Ângela e da Casa da Criança. Enalteceu ainda a beleza da participação da comunidade, especialmente na novena e festa de São José, o querido padroeiro, por quem tanto carinho.  Finalizou com o convite a todos para uma visita a sua nova paróquia. Pediu que todos rezassem por ele e convidou a assembleia a rezar “uma Ave-Maria a Nossa Senhora Aparecida, a quem consagrei meu sacerdócio”.
.........................................................................................................
Momentos











 







 







 













.............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário