quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Aprendendo com o Padre Zezinho


Nem feminino nem masculino


Deus não é nem masculino nem feminino. É uma pena que tenhamos que dizer isso, mas dizê-lo é preciso, infelizmente por causa dos limites intelectuais e da falta de uma reflexão mais profunda, muitos pregadores falam de um Deus masculino e Deus não é masculino. Muitos agora falam de um Deus feminino e Deus não é feminino. Ele é mais do que masculino e mais do que feminino, porque o masculino, embora seja uma qualidade é também um limite e Deus não tem limites. O feminino embora seja uma qualidade é também um limite e Deus não aceita limites.
Dar a Deus um gênero que se assemelhe na espécie humana ou na espécie animal ao masculino é limitar Deus. Dar a Ele o gênero feminino é também limitá-lo. Por isso não podemos dizer apenas que Deus é pai e não podemos dizer apenas que ele é mãe. Talvez seja por isso que algumas pessoas estejam buscando melhores expressões, estejam dizendo que Deus é Pai e Mãe, mas isso ainda não define Deus.
Nossa mente por ser limitada, toda vez que pensa em Deus dá-lhe atributos masculinos, em outros povos, Deus recebe atributos femininos. Mas Deus não é nem neutro, nem masculino, nem feminino. Ele não se parece com nada do que nós conhecemos, por isso é que Ele é Ele mesmo. Se pudéssemos resumir toda esta questão, talvez acertaríamos melhor ao dizer: Deus é Deus, assim não correríamos o risco de dizer que Deus é Ele, ou que Deus é Ela. De qualquer forma, quem quer anunciar Deus, tome cuidado para não anunciar um Deus excessivamente masculino, ou feminino. Anuncie um Deus diferente de tudo o que conhecemos, porque é isso que Ele é.
                                                                                             Padre José Fernandes de Oliveira 
                                                                                    Fonte: http://www.padrezezinhoscj.com



                                          Enviado por nomedisponivel1 em 02/05/2009 – www.youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário