terça-feira, 20 de novembro de 2012

Um convite para você

Atitudes transformadoras

"A paróquia contava com apenas um padre para atender oito comunidades urbanas e dez rurais. Pe. José, este era o nome do pároco, se desdobrava na assistência aos fiéis. Batizados, casamentos, atendimento aos doentes, celebração de missas na cidade e nas capelas rurais tomavam todo o tempo do dedicado sacerdote.   
O responsável por este blog, revê na Livraria Cultura
(Shoping Iguatemi - Campinas (SP) o livro de sua autoria 
Discípulos e Missionários na paróquia,  
no qual se encontra a matéria aqui postada.
Pe. José tinha consciência de suas limitações. Começou a convocar os leigos para auxiliá-lo naquilo que era da competência deles. Formou pequenos grupos de estudos bíblicos e, reunindo-se com os fiéis, mostrou-lhes que os cristãos leigos são muito importantes na Igreja. Distribuiu tarefas a todos conforme a aptidão de cada um.
Uns começaram a dar catequese para as crianças, outros para adolescentes, um grupo de casais começou um trabalho junto aos noivos. Foi formada uma equipe de liturgia e outra para atender as pessoas carentes da paróquia. E assim a comunidade foi se transformando.
Os leigos perceberam que havia um lugar importante para eles na Igreja. Entenderam que a Igreja depende do trabalho do Papa, dos bispos, dos sacerdotes e dos religiosos. E depende muito da atuação dos leigos, pois eles estão na família e em todos os segmentos da sociedade. Compreenderam o chamado “protagonismo dos leigos” e passaram a se sentir responsáveis pela Igreja como instrumento da construção do Reino de Deus no meio do povo.
Pe. José está feliz. Vê sua paróquia crescendo e se desenvolvendo como Povo de Deus. Realiza com toda disponibilidade e zelo tudo que é de sua competência e deixa para os leigos aquilo que é próprio da missão deles. Caminha com eles, cresce com eles e os frutos de espiritualidade mais profunda, de conversão, de justiça e partilha dos bens com os mais necessitados já podem ser colhidos." 
                                                                             Fonte: Discípulos e missionários na paróquia,
                                                              de Luiz Gonzaga da Rosa – Editora Paulus, 2010, p. 67-68.

Pe. Vanir Ramos Barbosa
Postei esse fato inspirado em uma proposta de nosso pároco, Padre Vanir Ramos Barbosa, no sentido de que, até o final deste ano, os fiéis leigos dirijam-se à Secretaria Paroquial e indiquem a pastoral, movimento, associação ou outra atividade em que desejem servir a comunidade.

Você é convidado(a) a responder a essa interessante proposta e se somar a tantos cristãos que, consciente e generosamente, colocam seus dons a serviço dos irmãos em nossa paróquia. Tome essa atitude e verá como você tem muitas riquezas para partilhar com seus irmãos de comunidade.

Que Deus o abençoe e derrame muitas graças sobre sua vida e sua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário