sábado, 24 de novembro de 2012

Leituras do Domingo - 25 de novembro de 2012


Solenidade de Cristo, Rei do Universo

1ª Leitura: Dn 7,13-14             Salmo92, 1ab.1c-2.5              2ª LeituraAp 1,5-8

Evangelho Jo 18,33b-37

Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?” Jesus respondeu: “Estás dizendo isto por ti mesmo, ou outros te disseram isto de mim?” Pilatos falou: “Por acaso sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?” Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”. Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.

Comentário

Depois do diálogo com os judeus, Pilatos entra no pretório e pergunta a Jesus: “Você é rei dos judeus?” Jesus responde afirmativamente, explicando em seguida que tipo de rei ele é. Jesus nunca aceitou ser chamado “rei”, a não ser no processo de sua condenação. 

Jesus é um rei muito diferente. É um rei sem apoio militar. Nem sequer permitiu que Pedro usasse a espada em sua defesa no enfrentamento com os soldados na hora da prisão. O seu modo de reinar é bem diferente dos reis deste mundo, que vencem pela força e pelas armas. Jesus enfrentou os inimigos dando a sua vida, jamais aceitando tirar a vida deles. 

A celebração litúrgica anuncia o Cristo vitorioso que venceu o fracasso pelo amor, rei do universo, acima de todos os poderes que vencem pela força e pela opressão. Lembra à comunidade o seu compromisso de trabalhar por uma sociedade solidária e fraterna; por uma cultura de paz, vencendo qualquer tipo de violência e de agressão. O Espírito que opera a santificação do corpo de Cristo, transforma nossas fragilidades e nossa pobreza em sacramento do reino. 

                                                                Fonte do Comentário: Site da Revista de Liturgia
                                                                   Ilustração: http://agnussanctus.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário