Solenidade de Cristo, Rei do Universo
Evangelho: Jo 18,33b-37
Depois do diálogo com os judeus, Pilatos entra no pretório e pergunta a Jesus: “Você é rei dos judeus?” Jesus responde afirmativamente, explicando em seguida que tipo de rei ele é. Jesus nunca aceitou ser chamado “rei”, a não ser no processo de sua condenação.
Jesus é um rei muito diferente. É um rei sem apoio militar. Nem sequer permitiu que Pedro usasse a espada em sua defesa no enfrentamento com os soldados na hora da prisão. O seu modo de reinar é bem diferente dos reis deste mundo, que vencem pela força e pelas armas. Jesus enfrentou os inimigos dando a sua vida, jamais aceitando tirar a vida deles.
A celebração litúrgica anuncia o Cristo vitorioso que venceu o fracasso pelo amor, rei do universo, acima de todos os poderes que vencem pela força e pela opressão. Lembra à comunidade o seu compromisso de trabalhar por uma sociedade solidária e fraterna; por uma cultura de paz, vencendo qualquer tipo de violência e de agressão. O Espírito que opera a santificação do corpo de Cristo, transforma nossas fragilidades e nossa pobreza em sacramento do reino.
Fonte do Comentário: Site da Revista de Liturgia
Ilustração: http://agnussanctus.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário