sábado, 3 de novembro de 2012

Leituras do Domingo

4 de novembro - 31º Domingo do Tempo Comum - Ano B

Solenidade de Todos os Santos

1ª Leitura: Ap 7,2-4.9-14                          Salmo24 (23)                           2ª Leitura1Jo 3,1-3      

EvangelhoMt 5, 1-12a

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

Comentário

O evangelho das bem-aventuranças resume o programa de Jesus e, por conseqüência, o caminho do discípulo. O cerne do manifesto são as oito bem-aventuranças, entendidas não como mandamentos, mas como bênçãos, isto é, como dons que nos vêm da parte de Deus, por meio de Jesus. Nisto consiste a santidade: participação na vida de Deus por iniciativa dele; não é fruto do esforço humano que procura alcançar a Deus com suas forças.

Cristo ao encontrar todos aqueles que estão feridos ou deitados à beira do caminho, ele os levanta e diz: bem-aventurados são vocês! A tradução hebraica de bem-aventurança é “em marcha”. É o mesmo que dizer: caminha, você que chora, você que passa por tribulações. Vá além das tuas lágrimas, além do teu luto. É um convite a dar um passo a mais do lugar onde se está mais ou menos identificado, aprisionado. Os santos e santas foram pessoas que deram prova desta capacidade de ir além de si mesmos. Sem negar o ego, foram capazes de ultrapassá-lo. Por isso são chamados de bem-aventurados.

Como aquela multidão na montanha, e como os santos e santas, a assembléia, reunida no dia do Senhor, recebe esta palavra como bênção que a confirma e pede novas atitudes. O caminho das bem-aventuranças é certamente um programa de vida para a comunidade, é um convite a sairmos de nossas fronteiras e dos nossos limites. A liturgia tem a função de sempre nos lembrar disso, colocando-nos diante do próprio Jesus, o bem-aventurado de Deus, aquele que ultrapassou todas as barreiras e venceu a morte, amando.
                                                                              Fonte do Comentário: Site da Revista de Liturgia
                     Ilustrações: http://teomania.blogspot.com.br -   http://www.comunidadefilhosdemaria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário