e a esperança que representam para o mundo e para a Igreja
Dom Roberto Francisco Ferreria Paz - Bispo de Campos (RJ)
No domingo 23 de novembro junto a Solenidade de Cristo Rei do Universo é celebrado o dia mundial dos leigos e leigas, este ano com tema: “Leigos e leigas, sinais de esperança no mundo” e o lema: “Temos muito a dizer” (Hb 5,11).
![]() |
Alguns poderão acrescentar que nem todos os leigos são assim, porém cabe a todos nós ajudar e fazer circular a luz, a consciência e a graça da compaixão misericordiosa, que vai moldando uma humanidade nova mais fraterna, mais responsável e acolhedora.
A Igreja é um Povo a caminho, peregrino em conversão permanente, em mudança purificando olhares, sentimentos e atitudes, mas nunca deixando de seguir a Cristo nossa esperança, e razão de viver. São estes leigos e leigas confiantes e resistentes que como expressava a Carta a Diogneto no séc. III dão vida ao mundo ou são a alma do mundo. São essa preciosa gente, simples de coração grande que não se cansam de esperar, que com renovada disponibilidade e entrega assumem o encargo de Jesus ser luz do mundo, sal da terra e fermento que faz crescer e elevar a massa.
Para sermos deveras uma Igreja sinodal, missionária, misericordiosa, e servidora do mundo e dos pobres, precisamos muito do comprometimento, da coragem e ousadia dos nossos amados irmãos leigos e leigas. Muito obrigado por serem para toda a Igreja e o mundo sinais da esperança que não decepciona nem engana. Deus seja louvado!

Nenhum comentário:
Postar um comentário