sábado, 19 de março de 2016

Papa aos bispos:

"Olhem os fiéis nos olhos para ver o coração"m

Cidade do Vaticano (RV) – Neste sábado (19/03), o Papa presidiu na Basílica Vaticana à Santa Missa com duas ordenações episcopais: a de Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot, espanhol, nomeado Secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, e a de Dom Peter Bryan Wells, estadunidense, nomeado Núncio Apostólico na África do Sul, Botsuana, Lesoto e Namíbia.
Momento da Ladainha
Na homilia, Francisco recordou que é Cristo que, no ministério do bispo, continua a pregar o Evangelho da salvação e a santificar os fiéis mediante os Sacramentos da fé; é Cristo que, na sabedoria e prudência do bispo, orienta o povo de Deus na peregrinação terrena até à felicidade eterna.
“Portanto, recebam com alegria e gratidão estes nossos irmãos que nós bispos, com a imposição das mãos, associamos ao colégio episcopal.” Vocês foram eleitos pelo rebanho, recordou Francisco: que nunca sobrevenham a vaidade, o orgulho e a soberba. E foram constituídos para os homens: que a atitude seja sempre de serviço.
Com efeito, prosseguiu, o episcopado é o nome de um serviço e não de uma honra, dado que ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre: “Aquele que entre vós é o maior, torne-se como o último; e o que governa seja como o servo”.
Tarefa primeira: rezar
Francisco pediu que os novos bispos anunciem a Palavra em cada ocasião, oportuna e inoportuna. “A primeira tarefa do bispo é rezar. Se ele não reza, não poderá fazer nada!”, exclamou.
Na Igreja a vocês confiada, recomendou o Papa, sejam guardiões e dispensadores dos mistérios de Cristo. “Atrás de cada carta que receberem, há uma pessoa. Procurem conhece-la. Olhem os fiéis nos olhos, não de maneira oblíqua. Assim poderão ver o coração.”
Francisco concluiu: “Sigam sempre o exemplo do Bom Pastor, que conhece as suas ovelhas, é por elas conhecido e, por elas, não hesitou oferecer a própria vida”. (BF)
..............................................................................................................................................................

Papa no Instagram "para percorrer a estrada da misericórdia"
Com um tuíte, o Papa Francisco anunciou sua presença em outra rede social, no Instagram. "Inicio um novo caminho, no Instagram, para percorrer com vocês a estrada da misericórdia e da ternura de Deus", escreve o Papa, que no sábado, 19 de março, inaugurou sua conta @franciscus no Instagram. A primeira foto, postada pelo próprio Pontífice, o mostra em oração.
Evangelizar também nos púlpitos de nosso tempo
A data foi escolhida seja por marcar o início solene do pontificado de Francisco, ocorrido em 19 de março de 2013, seja pelo fato de a Igreja celebrar São José - a quem Francisco já manifestou sua devoção por ser uma imagem relacionada à missão de educar.
Em declarações à Rádio Vaticano, o Prefeito da Secretaria para as Comunicações, Mons. Dario Viganò, explicou como a conta será administrada: “Escolheremos algumas fotos feitas pelo serviço fotográfico que enfatizem os aspectos de proximidade e de inclusão que o Papa Francisco vive todos os dias”.
“A ideia é compartilhar, também com um aspecto emocional, este Pontificado”, explicou o prefeito.
A presença de uma conta oficial do Pontífice no Instagram soma-se àquela do Twitter que, somente em língua portuguesa, registra quase 2 milhões de seguidores.
Este novo passo, destaca o prefeito, segue o caminho sugerido por Francisco em sua última mensagem para as Comunicações Sociais. No documento, o Papa escreve que a “Internet pode ser bem utilizada para promover o crescimento de uma sociedade saudável e aberta à partilha”.
“Queremos narrar o Pontificado por meio de imagens que convidam todos a participar dos gestos de ternura e de misericórdia do Papa Francisco”, concluiu Mons. Viganò. (rb/bf)
..............................................................................................................................
                                                                            Fonte: radiovaticana.va   news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário