domingo, 29 de junho de 2014









Papa no Angelus: 

Deus é sempre capaz de nos transformar


Cidade do Vaticano (RV) – Como todos os domingos o Papa Francisco, da janela dos Aposentos Pontifícios rezou o Angelus com os fiéis reunidos na Praça São Pedro. Na alocução que precedeu a oração mariana o Santo Padre recordou que desde os tempos antigos a Igreja de Roma celebra os Apóstolos Pedro e Paulo em uma única festa no mesmo dia, 29 de junho. A fé em Jesus Cristo – disse Francisco – tornou-os irmãos e o martírio uma só coisa.
São Pedro e São Paulo, tão diferentes um do outro no plano humano, - disse o Papa - foram escolhidos pessoalmente pelo Senhor Jesus e responderam ao chamado, oferecendo toda a sua vida. Em ambos a graça de Cristo realizou grandes coisas, transformou-lhes: Simão havia negado Jesus no momento dramático da paixão; Saulo havia perseguido duramente os cristãos. Mas ambos acolheram o amor de Deus e se deixaram transformar pela Sua misericórdia; assim se tornaram amigos e apóstolos de Cristo. Por isso, eles continuam a falar à Igreja e ainda hoje nos mostram o caminho da salvação.
Sigamos o exemplo de São pedro e São Paulo
“Nós, também, se por acaso caíssemos nos pecados mais graves e na noite mais escura, Deus é sempre capaz de nos transformar, como transformou Pedro e Paulo; transformar nosso coração e nos perdoar de tudo, transformando assim a nossa escuridão do pecado em um amanhecer de luz. Mas Deus é assim: ele nos transforma, nos perdoa sempre, como fez com Pedro e, como fez com Paulo”.
O livro do Atos dos Apóstolos – destacou o Papa - mostra muitos traços de seus testemunhos. 
“Pedro, por exemplo, nos ensina a olhar os pobres com os olhos da fé para e a dar-lhes o que temos de mais precioso: o poder do nome de Jesus Cristo”
Sobre Paulo é narrado três vezes o episódio do chamada na estrada de Damasco, que marca a reviravolta na sua vida, evidenciando claramente um antes e um depois. 
Antes, Paulo era um férreo inimigo da Igreja. Depois coloca toda a sua vida ao serviço do Evangelho. Também para nós, o encontro com a Palavra de Cristo é capaz de transformar completamente a nossa vida. Não é possível ouvir estas Palavras, e continuar parado no mesmo lugar, ficar bloqueado nos próprios hábitos. Estas Palavras nos impulsionam a superar o egoísmo que temos em nossos corações para seguir com decisão o Mestre que deu a sua vida pelos seus amigos.
O Papa concluiu suas palavras afirmando que esta festa suscita em nós uma grande alegria, porque nos coloca diante da obra de misericórdia de Deus nos corações de dois homens, de dois pecadores. E Deus quer encher também nós com a sua graça, como fez com Pedro e Paulo. Que a Virgem Maria nos ajude a recebê-la como eles, com o coração aberto e a não recebê-la em vão! E nos ajude nos momentos de provação, para dar testemunho de Jesus Cristo e do seu Evangelho. Recordou ainda os arcebispos metropolitanos nomeados durante o último ano, que nesta manhã celebraram a Eucaristia com ele em São Pedro. “Saudamos todos eles com afeto, junto com os seus fiéis e familiares, e vamos rezar por eles”, concluiu. (SP)
Apelo pelo Iraque
Após a oração do Angelus neste domingo, 29 de junho, Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo e Dia do Papa, Francisco dirigiu seu pensamento ao Iraque fazendo um novo apelo:
Rezemos pela paz
“As notícias que chegam do Iraque são, infelizmente, muito dolorosas. Uno-me aos bispos do país ao fazer um apelo aos governos para que, através do diálogo, se possa preservar a unidade nacional e evitar a guerra. Estou próximo às milhares de famílias, especialmente cristãs, que tiveram que deixar suas casas e que estão em grave perigo. A violência gera mais violência; o diálogo é o único caminho para a paz”.
O Papa convidou em seguida os fiéis a rezarem uma Ave Maria para que Nossa Senhora proteja o povo do Iraque.
O Papa Francisco saudou ainda de modo especial os fiéis de Roma, na festa dos Santos patronos; bem como os familiares dos Arcebispos Metropolitanos que nesta manhã receberam o Pálio e as Delegações que os acompanharam. Saudou também os artistas de várias partes do mundo que realizaram uma grande exposição de flores, e agradeceu o Pro Loco de Roma por ter promovido esse evento.
Após ter saudados vários grupos de fiéis Francisco lembrou o tradicional espetáculo de fogos de artifício que terá lugar na noite deste domingo no Castelo Sant’Angelo, perto do Vaticano, cuja arrecadação será destinada para uma iniciativa com os jovens da Terra Santa. (SP) 
                                                                           Fonte: radiovaticana.va     news.va
............................................................................................................................... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário