terça-feira, 24 de junho de 2014

Mensagem de Dom José Luiz Majella Delgado, CSsR,

sobre sua viagem à Roma para recepção do Pálio


Aos membros do Clero,
Aos Religiosos/as e outros Consagrados/as,
A todos os fiéis leigos/as da Arquidiocese de Pouso Alegre,
No domingo 29, solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, estarei em Roma concelebrando a Eucaristia na Basílica Vaticana, quando o Papa Francisco imporá o sacro Pálio aos novos Arcebispos Metropolitanos.
Dom José Luiz
Pedro e Paulo são considerados “colunas mestras” da Igreja primitiva. Suas personalidades diferentes, mas colocadas a serviço da evangelização, celebradas no mesmo dia, são expressão da natureza da Igreja – comunhão e diversidade. A celebração desses dois apóstolos nos ajuda a rezar por toda a Igreja e perceber a presença contínua do Senhor junto dela, ajudando-a a enfrentar as adversidades e as ondas gigantes que se lançaram no passado, e, ainda hoje, sobre a barca de Pedro, conduzida agora pelo Papa Francisco.
Esta solenidade também nos ajuda a nos unirmos ao Papa, que desempenha um serviço único e indispensável à Igreja universal. É sinal visível da unidade!
Reunidos ao redor do altar para celebrar solenemente os Apóstolos São Pedro e São Paulo, Padroeiros principais da Igreja de Roma, acontecerá o rito da imposição do Pálio das mãos do Papa. O significado próprio do Pálio é a comunhão com o sucessor de Pedro, o Papa e com a Igreja primaz de Roma. Esta comunhão significa identificação da fé recebida, pregada e vivida: a fé dos Apóstolos, no exercício da função episcopal de ensinar, santificar e governar, que compete a cada bispo, nas próprias Comunidades que lhes estão confiadas.
Viajo a Roma com um profundo sentimento de fraternal comunhão afetiva e efetiva para com o Santo Padre e para com toda a Igreja, para reforçar os laços de fé, esperança e caridade com o Papa Francisco e com a Igreja Universal. Tenho consciência de que toda a Arquidiocese de Pouso Alegre estará comigo e o Pálio que receberei das mãos do Papa contribuirá para o bem de toda esta Igreja particular.
Quero convidar a todos os filhos e filhas desta amada Arquidiocese a acompanhar-me espiritualmente nesta viagem apostólica. Recomendo a oração de todos. Da minha parte prometo tê-los bem presentes na celebração e, especialmente ao recitar o Creio diante dos túmulos dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.
Na alegre esperança de encontrá-los na tomada de posse da Arquidiocese, na tarde do dia 2 de agosto próximo, os abençoo de todo coração,
Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R. - Arcebispo nomeado de Pouso Alegre
                                                                              Jataí – GO, 20 de junho de 2014
                       Fonte: arquidiocese-pa.org.br   Foto: paroquia-saobento.blogspot.com.br
................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário