sexta-feira, 13 de junho de 2014

Hoje é o dia de Santo Antônio

O santo do cuidado amoroso para com a vida e os pobres

Celebramos hoje a festa do amado e venerado Santo Antônio, que sempre nos atrai inclusive pela sua apresentação iconográfica portando o Menino Jesus sobre a Bíblia, cheio de ternura e de atenção amorosa. Este santo é muito atual, pois nos lembra que no nosso cotidiano perpassado não raro de necessidades, aflições e angústias temos um amigo que sempre nos atende, que nos escuta, que tem um olhar bondoso para a nossa frágil situação, lembrando a compaixão e a misericórdia divina.
Santo Antônio, rogai por nós!
Seus sinais de resposta, os anunciados milagres são explicitação de quem apóia, consola, e sempre nos ajuda no nosso caminhar especialmente reforçando nosso trabalho, família e saúde, as demandas essenciais do nosso viver e conviver. Diante de uma mentalidade hedonista que proclama a tirania do prazer e a desconstrução da família, ele com seus ensinamentos a escora no amor cristão, indicando o caminho da felicidade conjugal, tornando a cada lar um remanso de alegria e de paz.
Diante de um crescente descaso e esquecimento da nossa comunhão com a mãe terra e suas criaturas, ele nos motiva a comunicarmo-nos com todos os seres vivos, com amor e mansidão, como falou aos peixinhos. E face ainda a uma globalização perversa que fez retornar o capitalismo selvagem e a escravidão, recordamos duas grandes batalhas em prol dos pequenos e dos pobres que Santo Antônio livrou. A primeira foi a emancipação da escravidão por dívidas, fazendo aprovar uma lei que se encontra na Municipalidade de Pádua.
A outra foi a denúncia incessante contra os juros escorchantes que exploravam os pobres: camponeses e trabalhadores. Fustigou seriamente a avareza e a luxúria que levavam ao indiferentismo e a opressão dos pequenos, precipitando-os na sarjeta do crime e da prostituição.
Foi um incansável pregador e profeta da Palavra de Deus da qual se tornou, guardião, interprete e sábio educador. A humanidade inteira cresceu em fraternidade, bondade, e a paz como dom divino, ouvindo e acolhendo nos seus corações o testemunho cordial e amoroso deste incomparável filho de São Francisco.
Deus seja louvado!
                              Dom Roberto Francisco Ferreria Paz - Bispo de Campos (RJ)
                                                                                                  Fonte: cnbb.org.br
.............................................................................................................................                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário