torna-se digital e
abre-se ao mundo
A Fábrica de São Pedro e a Microsoft
apresentam o projeto “AI-Enhanced Experience”: um verdadeiro “gêmeo” digital do
templo, coração do cristianismo, que também pode ser visitado por quem não pode
vir a Roma para o Jubileu.
“Decodificar para o homem de hoje, com a
ajuda da tecnologia digital, o entrelaçamento de história, arte e
espiritualidade que tornam a Basílica única no mundo.” Com essas palavras, o
arcipreste da Basílica de São Pedro, cardeal Mauro Gambetti, presidente da
Fábrica de São Pedro, apresentou na Sala de Imprensa da Santa Sé, nesta
segunda-feira (11/11), o fruto da colaboração entre os responsáveis pela
Basílica, coração espiritual do cristianismo, e a Microsoft, uma das empresas
de informática mais importantes do mundo.
Quatrocentas mil fotos para um gêmeo
digital
Durante três semanas, drones, câmeras e
lasers capturaram mais de 400 mil imagens de alta resolução dentro da Basílica,
que foram usadas para criar um modelo 3D ultra-preciso da igreja mais famosa da
cristandade. O AI for Good Lab da Microsoft elaborou dados de fotogrametria da
equipe francesa Iconem, aperfeiçoando o gêmeo digital com precisão milimétrica.
Os algoritmos de inteligência artificial preencheram as lacunas, melhoraram os
detalhes e criaram uma reconstrução virtual perfeita. Uma verdadeira cópia
virtual da Basílica construída sobre o túmulo de Pedro, obra-prima da arte e da
arquitetura mundial, além de símbolo de Roma.
Uma ajuda para os peregrinos, mas também
para os estudiosos
A partir de 1º de dezembro próximo, imagens
geradas por inteligência artificial permitirão a quem se conectar ao site
interativo da Basílica visualizar tanto o interior quanto o exterior da
Basílica, desfrutando de uma experiência imersiva através de modelos 3D detalhados
e um programa educacional inspirado no modelo “Minecraft”. Um gêmeo digital que
ajudará os visitantes e peregrinos, mas também permitirá a estudiosos e
restauradores explorar o universo policromado do monumento com precisão e
detalhes sem precedentes.
Brad Smith e o cardeal Gambetti na sala de imprensa |
Uma Basílica que abre suas portas ao mundo
"A Basílica de São Pedro: AI-Enhanced Experience", é o nome do novo projeto, inserido na mais ampla "Missão Digital" lançada pela Fábrica de São Pedro, e baseado em tecnologias de ponta para permitir que peregrinos e visitantes de todo o mundo possam admirar e interagir com a Basílica. Será possível redescobrir a sua história e o seu papel como ponto de referência do cristianismo, bem como o de um precioso tesouro de arte e cultura para toda a humanidade. O lugar onde está sepultado o apóstolo Pietro, o espaço sagrado onde se preserva a arte gerada por gênios como Bramante, Michelangelo, Bernini e Rafael, Maderno e Canova, pode ser explorado e estudado como nunca antes. Uma escolha inovadora desejada pelo cardeal Gambetti que contou com a plena colaboração da Microsoft para abrir as portas da Basílica ao mundo - precisamente por ocasião do próximo Jubileu - e doar a sua espiritualidade, cultura e beleza, mesmo a quem não poderá vir a Roma no Ano Santo.
Algumas imagens do projeto “Basílica de São Pedro: Uma experiência potencializada pela inteligência artificial” |
Um ponto de partida para a conservação
A inteligência artificial também ajudou a
detectar e mapear as vulnerabilidades estruturais da Basílica, como rachaduras
e mosaicos faltando, e permitirá uma melhor orientação dos futuros trabalhos de
conservação. “Podendo desta forma explorar de perto o mosaico da cúpula - disse
Gambetti - identificamos até pequenos ninhos de aranhas que agora serão
removidos”.
Duas mostras digitais na Basílica
Duas novas exposições imersivas foram
inauguradas por ocasião do Jubileu de 2025 dentro da Basílica. Petros Eni e
Petros Eni Octagon, também oferecerão aos peregrinos e visitantes “reais” uma
combinação especial de conhecimento histórico e exploração digital, mostrando
aspectos importantes da evolução da Basílica ao longo dos séculos.
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Entrevista do cardeal Gambetti sobre
a Basílica Vaticana digital
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Um modelo “para sempre”
“A inteligência artificial permite-nos
admirar esta Basílica de uma forma única e inovadora nunca vista antes”, disse
na Sala de Imprensa Brad Smith, presidente da Microsoft. “Esta parceria, que
une instituições e inovação tecnológica, criou uma experiência memorável para
todos aqueles que querem aprofundar a história e o significado deste lugar
extraordinário. Geramos, também para as gerações futuras, um modelo da Basílica
Vaticana que viverá para sempre”.
Um espaço para encontrar Deus
“Fomos animados por um desejo que não é simplesmente estético ou ligado a uma inovação tecnológica”, explicou o padre Francesco Occhetta, secretário da ‘Fundação Fratelli Tutti’, que coordenou o projeto da Microsoft. “Muitas pessoas estão procurando um espaço sagrado onde possam se encontrar diante de Deus, e a reconstrução digital da Basílica ajudará nesse encontro em todos os cantos do mundo. Por esse motivo, essa visão 3D reconecta a arquitetura sagrada ao corpo de São Pedro e representa uma extensão dele”.
A “Basílica em saída”
Por último, o cardeal Gambetti disse na
Sala de Imprensa da Santa Sé que o vídeo de apresentação do projeto foi
mostrado ao Papa Francisco na audiência aos técnicos e parceiros da Fábrica de
São Pedro, durante a qual o Pontífice reiterou que a Basílica é “casa de oração
para todos os povos" e que deve acolher a todos. O cardeal especificou que
a criação da Basílica virtual faz parte de um plano coordenado mais amplo de
serviços e atividades de comunicação, que definiu para uma “Basílica em saída”.
“Conseguimos iniciar o processo de informatização da gestão documental, dos
arquivos e dos recursos humanos da Fábrica”, explicou. “Foram criadas
plataformas e aplicativos para oferecer serviços aos peregrinos e visitantes, a
fim de melhorar a sua experiência em São Pedro”. “Afinal – concluiu – a Igreja
sempre fez isso, tentando comunicar a sua fé no divino através das linguagens
da época e do contexto cultural ao qual pertence”.
Fabio Colagrande – Vatican News
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