segunda-feira, 20 de junho de 2022

Mensagem de dom Majella

por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias

10º Encontro Mundial das Famílias será realizado em Roma com a abertura no dia 22 de junho na Sala Paulo VI, com um festival na presença do Papa. Depois de três dias de congresso pastoral, também na Sala Paulo VI, no sábado à tarde haverá uma missa na Praça de São Pedro. Está previsto muito espaço para testemunhos e encontros nas paróquias. Participarão dois mil delegados com representantes também da Ucrânia.

Ao contrário das edições anteriores, destacou a subsecretária do Discatério para os Leigos, Família e Vida, Gabriella Gambino, o congresso não terá palestras estruturadas academicamente com conteúdo teológico-doutrinal, mas será um momento de encontro, escuta e discussão entre os agentes da pastoral familiar e matrimonial. Formado por cinco conferências principais com cerca de trinta discursos e sessenta oradores, os painéis se concentrarão em alguns temas dominantes: a co-responsabilidade dos cônjuges e sacerdotes na pastoral das Igrejas particulares; algumas dificuldades concretas das famílias nas sociedades atuais; a preparação dos casais para a vida matrimonial; algumas situações de “periferia existencial” dentro das famílias; a preparação dos formadores em uma pastoral familiar cheia de desafios e questões difíceis. Também será um horizonte de referência a Igreja doméstica e a sinodalidade, com foco na relação entre jovens e idosos. Não será esquecido o âmbito do amor familiar nas provações, como o da traição, do perdão, e do abandono conjugal.

.........................................................................................................................................................................

Nosso Arcebispo, Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R, divulgou mensagem sobre o X encontro Mundial das Famílias, confira na íntegra:

Pouso Alegre, 13 de junho de 2022.

Prezadas famílias em nossas paróquias,

Reverendo clero, religiosos e religiosas,

Queridos membros da Pastoral Familiar.

Saudações de Paz!

Para concluir o “Ano Família Amoris Laetitia” e “fazer com que as famílias falem da beleza da convivência e importância do amor familiar”, acontece em Roma, de 22 a 26 de junho de 2022, o “X Encontro Mundial das Famílias” que tem como tema “Amor familiar: vocação e caminho de santidade”.

O evento será descentralizado e espalhado por todas as dioceses de maneira a atingir um maior número possível de famílias. “Na verdade, o convite do Papa é para que cada diocese possa organizar, paralelamente, nos mesmos dias desse encontro, um momento para as famílias”.

Em meio ao nosso caminho sinodal e com toda a Igreja, conclamo a todos os membros da Pastoral Familiar em nossas paróquias que se organizem de maneira a oferecer para as comunidades, nesta sintonia, uma programação simultânea de orações, encontros e celebrações, bem como o acompanhando em streaming ao evento em Roma, conforme programação nos sites próprios.

Que a recitação do terço, a adoração do Santíssimo, palestras, o assistir em grupos o evento direto de Roma com espaços de reflexão e oração, a celebração da missa nesse período e a Oração Oficial, divulgada e rezada nas paróquias e em família, bem como outras criatividades, possam ser elementos de valorização deste Encontro Mundial em cada uma das paróquias de nossa Arquidiocese.

Este encontro quer trilhar um caminho sinodal de escuta, diálogo e partilha com todas as famílias e, assim, buscar a sonhada construção de uma sociedade mais ética, pacífica, solidária e justa, bem como uma Igreja solidária, acolhedora, missionária e misericordiosa.

Contando com essa articulação da Pastoral Familiar por toda a paróquia, apoiados pelo clero e iluminados pelo Espírito Santo, faço votos de que aproveitemos desse Encontro Mundial em favor de nossas famílias e para um reavivamento da Pastoral Familiar nesta pandemia, enquanto ofereço minha bênção.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.

Faça o Download do documento clicando aqui

Informações e banner: Vatican News

..............................................................................................................................................................
                                                                                                            Fonte: arquidiocesepa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário