domingo, 10 de julho de 2016

Reflexões para seu domingo

Samaritano 
Um mestre da lei quis colocar Jesus à prova, perguntando sobre o que fazer para se alcançar a  vida eterna. Jesus lembrou-lhe a respeito do “dever de casa” a se realizar na vida terrena. É preciso mostrar a Deus que se ama o próximo na prática de lhe fazer o bem, sendo solidário com os mais fragilizados. A parábola do bom samaritano foi a resposta clara e objetiva do Senhor (Cf. Lucas 10,25-37). Somente com a compaixão, a misericórdia, o amor desinteressado e a justiça é que se conquista a vida eterna. Quem só pensa em si, não sendo ético, colaborador com o bem do semelhante e da sociedade, não adianta falar que crê em Deus. Ele vai nos avaliar e premiar se, na vida presente, colocarmos em prática o mandamento do amor. Por causa de Deus se ama o semelhante, a ponto de se imitar o próprio Filho de Deus, na doação de si para o bem de todos. Somos instados a colocar em prática os dons recebidos de Deus para servirmos a comunidade.
O mundo precisa urgentemente de novos samaritanos
Na mentalidade e prática consumista, hedonista e materialista há a tentação da busca desenfreada e idólatra de se colocar o valor máximo na busca de vantagens e bem estar a todo custo, passando-se por cima dos valores da vida e da dignidade humana. Isto se dá no olvidar-se ou não se considerar a presença e a importância do respeito aos valores do Criador inoculados na natureza humana, criada à sua imagem e semelhança. As verdades reveladas explicitam de modo claro o projeto divino para a convivência humana harmoniosa com a natureza e o semelhante. Quem não forja o próprio caráter com valores sobrenaturais, mesmo na aparência de bondade, lesa o semelhante por não levar em consideração a fé comprometida com a convivência promotora de honestidade, da verdade e da espiritualidade,  respeitando-se a presença divina no humano. 
A atitude de “bom samaritano” leva a pessoa a se formar, idealmente desde o berço, para conviver assumindo os valores da ética e do altruísmo para colaborar com o bem comum. Ao contrário, vamos ter muitos cidadãos anti-cidadania, sumamente egoístas, sem respeito ao próximo e até lesando-o. Não adianta à real cidadania, estudos de alto nível, se não se forjar o caráter para a pessoa marcar presença na família, na profissão e na convivência social, de modo a se engrandecer por ser quem é reto moralmente. Assim, colabora com sua ação e posição social para ajudar o barco da vida de todos se equilibrar bem e salvar a todos. Mesmo o acúmulo de riquezas, sem hipoteca ou compromisso de ajuda à sociedade, mostra o caráter das pessoas.
Moisés, o encarregado por Deus para libertar o povo judeu da escravidão do Egito, comunica ao mesmo povo as palavras divinas: “Ouve a voz do Senhor teu Deus e observa todos os seus mandamentos... Converte-te para o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma” (Deuteronômio 30, 10). Se todos, de fato, seguissem o projeto divino, teríamos uma sociedade mais justa, solidária e ética. Mesmo quem não tem o dom da fé religiosa, seguindo em consciência o bem natural,  praticando convictamente  a ética natural, pode realizar um convivo de intensa colaboração com o bem comum.  Todos temos consciência da necessidade de sermos bons samaritanos. Se colocarmos em prática a realização de um projeto de convivência pacífica e de ajuda à inclusão social e fraterna para quem é deixado de lado, poderemos caminhar com a mente tranquila. A atitude de benfeitor é apreciada perante a sociedade e, que dirá, diante de Deus!
Quem dá de si com alegria pelo bem do semelhante, também recebe largamente em resultado de grandeza moral.
                                         Dom José Alberto Moura - Arcebispo de Montes Claros (MG)
............................................................................................................................................
A misericórdia que enxerga e soergue as pessoas
Na parábola do Bom Samaritano Jesus apresenta magistralmente o que significa ser misericordioso. Às vezes podemos confundir este atributo divino,que transpareceu limpidamente no rosto e na prática de Jesus com uma bondade genérica ou um sentimentalismo piegas e inócuo. 
Ao contrário, a misericórdia nos desinstala e tira da zona de conforto, fazendo como aconteceu com o Samaritano das tripas coração, isto é, deixando a sua agenda e sua viagem tranquila para atender a um ser humano; a misericórdia nos faz olhar as pessoas com amor, ternura e compaixão, identificando-nos com elas, nos tornando próximos e fraternos. 
Que Jesus, o Rosto da Misericórdia nos ajude a sermos misericordiosos!
A misericórdia não se conforma com um gesto rápido e indoloro, mas assume plenamente a situação de sofrimento comprometendo-se na solução ou encaminhamento. Ainda,a misericórdia nos desbloqueia de preconceitos e  etiquetas que tantas vezes nos impossibilitam de amar incondicionalmente, a tempo e fundo perdido.
Quem se deixa inspirar pela misericórdia do Pai, só fica satisfeito quando imitando o Bom Samaritano, damos o melhor de nós mesmos para a cura, reabilitação ou a promoção integral do irmão, sabendo que toda pessoa da terra é nosso irmão/ã. Ser misericordioso é de veras um caminho de santidade e perfeição, que toma conta por inteiro da nossa vida, dando um sentido plenamente cristão ao que fazemos e construímos. 
Seria importante que a nossa conversão à misericórdia possa encorajar a cultura do encontro e da proximidade, em nossos relacionamentos, espaços de convivência e obras sociais, levando a uma misericórdia política, que soerga tantos irmãos caídos na sarjeta, nos corredores dos hospitais, amontoados em cárceres fétidas, e morando ao relento sem comida nem abrigo. Que Jesus,o Rosto da Misericórdia,  nos ajude a ter um coração matricial, cheio de bondade e ternura para amar e servir. Deus seja louvado!
                                        Dom Roberto Francisco Ferreria Paz - Bispo de Campos (RJ)
............................................................................................................................................
                              Fonte: cnbb.org.br    Ilustrações: 1ª: blog.cancaonova.com   2ª: a12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário