quarta-feira, 13 de julho de 2016

Visita surpresa do Papa à

Comissão para a América Latina

Cidade do Vaticano (RV) - “Uma surpresa incrível do Papa Francisco”. Assim comentaram, com muito entusiasmo, os funcionários da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), a visita realizada pelo Pontífice esta manhã. O Papa se apresentou batendo na porta do escritório da Via da Conciliação por volta das 9 horas da manhã, enquanto se realizava uma reunião dedicada à próxima celebração do Jubileu da Misericórdia em Bogotá.
“Só quis dar uma passada para vê-los”
Papa Francisco em meio a prelados
Diante dos rostos estupefatos pela emoção – segundo a nota publicada pela CAL – o Papa usou uma expressão típica dos latino-americanos para anunciar uma visita inesperada: “Só quis dar uma passada para vê-los”. Com simplicidade e cordialidade, Francisco deu bom dia a todos, pedindo para participar do encontro. Logo depois, um funcionário advertiu o Secretário encarregado da Vice-Presidência, o Prof. Guzmàn Carriquiry, que recebeu o Pontífice.
“Tens tempo para falar um pouco?”
Ao entrar no escritório do Prof. Carryquiri, o Papa perguntou: “Tens um tempinho para conversar um pouco?”. De fato, o Pontífice deteve-se em uma conversa privada por cerca de meia-hora, para então saudar e trocar algumas palavras com cada funcionário da Comissão. Um encontro familiar no qual o Papa fez referências a experiências e recordações das visitas à CAL como Arcebispo de Buenos Aires. Não faltaram fotografia, selfies e histórias espirituosas entre os presentes.
“Estamos nas mãos de Deus”
Enquanto se desenvolvia o encontro do Papa com o Vice-Presidente da CAL, um dos membros da Segurança Vaticana respondeu às curiosas perguntas dos funcionários explicando que, depois de uma consulta odontológica ao Fundo de Assistência Sanitária (FAS), dentro do Vaticano, o Papa havia manifestado a intenção de visitar a CAL. Não obstante tenha sido informado do complexo protocolo de segurança, o Pontífice usou um argumento irrefutável: “Não se preocupe, estamos nas mãos de Deus”. 
A Comissão
A Pontifícia Comissão para a América Latina foi instituída por Pio XII em 21 de abril de 1958, com a missão de estudar de maneira mais unitária as principais questões da vida católica, a defesa da fé e o incremento da religião na América Latina; favorecer uma maior colaboração entre os Dicastérios da Cúria Romana interessados na solução de tais problemas e ajudar as igrejas daquele continentes e o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).
Com o Motu Proprio Decessores Nostri, de 1988, São João Paulo II reestruturou e fortaleceu este Organismo, determinando a sua estrutura, finalidade e atividade.
Com o Motu Proprio, somado à Constituição Apostólica Pastor Bonus, a Comissão tem a missão de aconselhar e ajudar as Igrejas particulares da América Latina, e de estudar, de forma unitária, as problemáticas doutrinais e as questões pastorais que se referem à vida e ao desenvolvimento destas Igrejas, com particular atenção à animação e a promoção da Nova Evangelização.
A Comissão é composta por Conselheiros e Membros escolhidos pelo Papa entre Cardeais e Bispos, sobretudo da Cúria Romana ou da América Latina. O Presidente da Comissão é o Prefeito da Congregação para os Bispos. (JE)
..............................................................................................................................................
                                                                                                           Fonte: radiovaticana.va
Papa Francisco nomeia bispos
para Santa Cruz do Sul e Nazaré

O papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 13 de julho, dom Aloísio Alberto Dilli (à esquerda na foto) como bispo da diocese de Santa Cruz do Sul (RS), e dom Francisco de Assis Dantas de Lucena (à direita) como bispo da diocese de Nazaré (PE).
Neste ato, dom Aloísio foi transferido da sede episcopal de Uruguaiana (RS). Dom Francisco, por sua vez, da diocese de Guarabira (PB).
Trajetórias
Dom Aloísio Alberto e Dom Francisco de Assis 
Dom Aloísio Alberto Dilli é natural de  Boa Vista (RS). Fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em outubro de 1975. Sua ordenação presbiteral foi em Poço das Antas (RS), em  janeiro de 1977. Na mesma cidade foi ordenado bispo, em setembro de 2007.
Dom Alberto Dilli cursou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora da Conceição, em Viamão (RS), e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui mestrado em Liturgia, pelo Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, em Roma. Atualmente, é membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel).
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena é natural de Jardim do Seridó (RN). Sua ordenação presbiteral foi  julho de 1991, em Caicó (RN), mesmo local onde foi ordenado bispo em agosto de 2008.
Formado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Arquidiocesano de São José (RJ), dom Lucena tem especialização em Linguística e Ensino da Língua Materna pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
No regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Francisco foi moderador do Tribunal Eclesiástico, coordenador da Equipe Permanente de Campanhas, membro do Conselho Econômico do Conselho Episcopal, bispo referencial da Cáritas, secretário regional. Foi também membro efetivo da Comissão dos Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância da CNBB.
.......................................................................................................................................
                                                                                                           Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário