sábado, 19 de setembro de 2015

Papa parte para Cuba e EUA como "Missionário da misericórdia"
Cidade do Vaticano (RV)  – O Papa Francisco se encontra em viagem rumo a Cuba, primeira etapa da sua 10ª Viagem Apostólica, que o levará também aos Estados Unidos.
O Santo Padre deixou a Casa Santa Marta, onde reside no Vaticano, às 9h45 da manhã deste sábado e se dirigiu, de carro, ao aeroporto romano de Fiumicino.
Antes de deixar o Vaticano, uma família de refugiados sírios, hospedada pela paróquia vaticana Santa Ana, quis agradecer ao Papa pela acolhida e desejar-lhe boa viagem!
O avião papal decolou às 10h32 locais (05h32 de Brasília), com destino a Havana, capital de Cuba. A chegada ao aeroporto internacional José Martí, em Havana, está prevista para às 16h00, hora local, 17h00 de Brasília, após ter percorrido quase 8.700 km. em 11h45.
Peçamos a Deus que proteja o Santo Padre e sua viagem
O Aeroporto Internacional de Cuba José Martí, situado a 18 km da capital, Havana, recebeu o nome José Martí para honrar o patriota e poeta cubano. É o principal aeroporto para voos internacionais e domésticos em Cuba.
O Bispo de Roma será recebido, no aeroporto da capital cubana, pelos autoridades civis e religiosas, entre as quais Dom Giorgio Lingua, Núncio Apostólico em Cuba.
O Papa receberá as boas-vindas do Presidente da República de Cuba, Raul Castro, e do Cardeal-arcebispo de São Cristóvão de Havana, Dom Jaime Lucas Ortega y Alamino.
Após a saudação do Presidente cubano, o Santo Padre pronunciará seu primeiro discurso em terras cubanas. E, a seguir, ambos manterão um breve encontro privado no Salão Nobre do aeroporto. No final, o Pontífice se transferirá, de papamóvel, à Nunciatura Apostólica, que dista cerca de 10 km., onde pernoitará.
Amanhã, domingo (20/9), o ponto alto das suas atividades em Havana, será a solene celebração eucarística, que Francisco presidirá, de manhã, na Praça da Revolução da capital cubana.
Como acontece sempre, antes das suas viagens internacionais, o Bispo de Roma se dirigiu, na tarde desta sexta-feira, à Basílica pontifícia de Santa Maria Maior, no centro de Roma, para uma breve visita, em forma privada, para pedir a proteção materna de Nossa Senhora pelo bom êxito desta sua 10ª Viagem Apostólica a Cuba e Estados Unidos.
No entanto, como de costume, o Santo Padre enviou telegramas aos Chefes de Estado dos países sobrevoados durante toda a sua viagem a Cuba: Itália, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Bahamas, na América Central.
O Papa Francisco é o terceiro Pontífice a visitar a Ilha caribenha depois de São João Paulo II (1998) e Bento XVI (2012).
O lema que Francisco escolheu para esta sua viagem é “Missionário da Misericórdia”, com clara referência ao próximo Ano Santo da Misericórdia, que terá início no dia 8 de dezembro deste ano, dia da Imaculada Conceição.
Assim, o Santo Padre realiza sua 10ª Viagem Apostólica do seu Pontificado, que durará 9 dias.
A Rádio Vaticana transmite ao vivo a chegada do Papa a Havana a partir das 16h50, hora de Brasília, com a crônica em português. (MT)
........................................................................................................................
                                                                    Fonte: radiovaticana.va      news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário