sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Manhã do Papa nesta sexta-feira:

Francisco:
Conhecimento científico deve ser compartilhado
Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco recebeu na manhã desta sexta-feira (18/09) os participantes do Simpósio promovido pelo Observatório Astronômico Vaticano – última audiência antes de partir para sua 10ª viagem internacional neste sábado (19/09). O Simpósio, realizado de 14 a 18 de setembro, foi convocado para celebrar os 80 anos de atividades do instituto em Castel Gandolfo.
Em seu discurso, o Papa ressaltou a ligação do Observatório com a Companhia de Jesus, cuja gestão foi confiada pelo Papa Pio XI. Já Santo Inácio de Loyola, recordou, admirava a vastidão do universo como algo maior do que um problema científico a resolver. O Santo contava que sua consolação maior era olhar o céu e as estrelas porque isso lhe fazia sentir um grandíssimo desejo de servir o Senhor.
Quanto ao Simpósio, entre os temas em debate Francisco deu destaque ao diálogo inter-religioso. “Hoje, mais urgente do que nunca, a pesquisa científica sobre o universo pode oferecer uma perspectiva única, compartilhada por fiéis e não fiéis, que ajude a alcançar uma melhor compreensão religiosa da criação.” Nesse sentido, o Papa citou as Escolas de Astrofísica que o Observatório organizou nos últimos 30 anos como uma “preciosa oportunidade” em que jovens astrônomos de todo o mundo dialogam e colaboram na busca da verdade.
O Pontífice falou ainda da importância de que os cientistas compartilham o dom do conhecimento científico com as pessoas, “dando grátis aquilo que grátis foi recebido”.
Francisco concluiu seu discurso encorajando os membros do Observatório a continuarem o caminho da exploração do universo. “Sim, todos estamos em viagem rumo à casa comum do céu, onde poderemos ler com admiração o mistério do universo.”
Ainda esta sexta, o Papa nomeou como novo Diretor do Observatório o sacerdote estadunidense Guy Joseph Consolmagno, S.I.. O jesuíta já era Membro da instituição e é Presidente do Vatican Observatory Foundation. Pe. Consolmagno sucede ao jesuíta argentino José Gabriel Funes. (BF)
...............................................................................................................................................................
Papa ao povo cubano:
“Vou como missionário da misericórdia”
O Papa Francisco enviou uma mensagem ao povo cubano, a dois dias de sua chegada à ilha caribenha. O vídeo de pouco mais de 4 minutos foi exibido pela TV estatal cubana que, pela primeira vez, na quinta-feira (18/9), reproduziu uma mensagem de um Pontífice.
“Jesus os têm ao coração”, afirmou o Papa ao dizer que tinha uma mensagem muito simples, porém importante e necessária. “Vou visita-los para compartilhar a fé e a esperança, para que nos fortaleçamos mutuamente no caminho de Jesus”.
Francisco agradeceu às orações com as quais o povo cubano tem se preparado para a Viagem Apostólica, dizendo que chega como “missionário da misericórdia e da ternura de Deus”. Aqui, o Papa faz um convite para que todos sejam missionários “deste amor infinito de Deus”.
Por fim, o Pontífice disse que será somente mais um peregrino no Santuário de Nossa Senhora do Cobre, “como um filho que deseja chegar à casa da Mãe”. E à Padroeira de Cuba confiou esta sua 10ª Viagem Apostólica assim como todo o povo cubano. (RB)
........................................................................................................................
                                                                                      Fonte: radiovaticana.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário