sábado, 19 de setembro de 2015

Arquidiocese acolhe novo presbítero:

Padre Tales Tadeu
Durante celebração eucarística na manhã do último sábado, 19, na Igreja Matriz da Paróquia São Benedito, em Itajubá, foi ordenado presbítero o jovem Tales Tadeu Ananias. A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., e concelebrada por diversos padres do clero da Arquidiocese de Pouso Alegre e religiosos. Centenas de fiéis participaram da celebração.
Após a unção, o arcebispo Dom Majella ata as mãos do novo sacerdote
O sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.
O lema escolhido pelo padre Tales Tadeu Ananias para guiar seu ministério foi: “Como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20, 21). E é a partir dessa frase que Dom Majella pediu que o ministério do novo padre foi guiado.
“‘Como o Pai me enviou, eu também vos envio’. Palavras fortes, cheias de compromisso. Jesus no meio, no centro. Eis o padre, que deve ter como centro da sua vida Jesus. É a partir de Jesus, a partir das palavras de Jesus, que o padre deve exercer seu ministério sacerdotal. ‘Como o Pai me enviou eu também vos envio’. Aqueles que são enviados por Jesus, eles são o seus representantes. Jesus, numa conversa muito fraterna, respondeu a Felipe: “quem me vê, vê o Pai’. O Pai é quem envia Jesus. Jesus passa a ser para todos nós, para toda a humanidade, as mãos do Pai, o rosto misericordioso do Pai, o coração amoroso do Pai. Jesus não representa o Pai, mas é Deus. Ele nos ensina a viver essa intimidade com Deus. Por isso o sacerdote é levado a viver essa intimidade com Deus. Por ser representante de Jesus. Oxalá nós padres pudéssemos dizer isso ao povo de Deus: quem me vê, vê o Pai. Diácono Tales, quanto mais tiver intimidade com o Senhor, mais você poderá passar ao povo de Deus esse jeito de ser: quem me vê, vê Jesus, porque eu quero ser a mão de Jesus, quero ser o coração amoroso de Jesus. Para isso, meu querido filho, é preciso que você pronuncie não suas palavras, mas que você saiba escutar Deus”, disse.
Sob o olhar de seu pai,
Pe. Tales recebe em suas mãos ungidas o beijo de sua mãe
Após a homilia, o ordenando é interrogado sobre suas intenções de colaborar com o bispo, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo. Ao responder “sim”, afirma publicamente o propósito de aceitar os encargos, assim como jura obediência ao bispo.
Terminada a Ladainha, onde se pede a intercessão da Igreja Celeste, tem início a imposição das mãos e oração consecratória. No silêncio do coração, o bispo e todos os presbíteros presentes pedem a Deus pelo ordenando. Esse, estando de joelhos, em silêncio, o bispo impõe as mãos sobre sua cabeça, seguido pelos presbíteros. Por fim, tem a unção das mãos e a entrega do cálice e patena, símbolos e instrumentos que indicam o ministério sacerdotal.
.....................................................................................................................................
                                                   Fonte: arquidiocese-pa.org.br  (Texto de Andrey Nicioli)
Padre Tales iniciará seu ministério sacerdotal no ofício de Vigário da Paróquia São José (Paraisópolis - MG), em cuja igreja Matriz celebrará Missa às 19h do próximo domingo, dia 27.
Nosso cumprimentos ao novo sacerdote.
Que Deus abençoe seu sacerdócio! Saúde e muitas alegrias!
..................................................................................................................................
Momentos da Ordenação









..........................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário