terça-feira, 8 de setembro de 2015

Instituto João Paulo II e Comissão Nacional lançam série

Escola de Família

O Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família - seção brasileira e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) apresentam formação audiovisual, inédita, da “Escola de Família”. 
O Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família - seção brasileira e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) apresentam formação audiovisual, inédita, da “Escola de Família”. 
A proposta é difundir a “Escola de Família” iniciada, no ano 2000, na arquidiocese de Salvador (BA), com as diversas dioceses do Brasil. Trata-se de uma experiência consolidada e que, a partir de agora, poderá ser levada para outras comunidades, por meio da formação em DVD, produzida em parceria com a TV Século XXI. 
“Diversos grupos de outras dioceses queriam abrir escolas de família, mas não sabíamos como vencer a dificuldade de enviar uma pessoa preparada pelo Instituto para ser monitor dessa iniciativa. Agora, por meio da parceria com a Século XXI, torna-se possível ampliar a formação. Terminado esse primeiro ciclo, teremos a continuação com outros DVDs e textos”, explica o bispo de Camaçari (BA) e diretor do Instituto João Paulo II, dom João Carlos Petrini.
O primeiro volume da formação traz kit que contém livro e DVD “Escola de Família”, com 14 mini palestras.  “O objetivo do material é oferecer um instrumento de fácil manuseio que permite aos grupos de casais reunirem-se, regularmente, para fazer um caminho de crescimento na compreensão atualizada da família, no horizonte do Instituto João Paulo II”, comenta o bispo. 
A formação conta com a participação do professor da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Marcelo Couto Dias.
Material formativo
As palestras têm duração de dez minutos, podendo ser estudadas e refletidas, com base no livreto que acompanha o material. Para cada palestra, um texto de apoio, que inclui perguntas para facilitar o diálogo e comparação com a experiência de vida dos casais.
“O grupo de casais pode assistir à palestra de dez minutos e conversar sobre o conteúdo para aprender o essencial de cada tema. Em seguida, podem dialogar e comparar com suas experiências”, pontua dom Petrini. A “Escola de Família” quer sublinhar que o ‘fazer família’ se aprende, por meio da vivência cristã, do sacramento do matrimônio, da beleza do amor humano vivido em Cristo.
Conteúdo (DVD/Livro)
1. Orientações para a implantação das Escolas de Família   10. Relações familiares e educação das crianças – 2ª parte
2.  A família em contexto de mudanças    11.  Família, Igreja Doméstica – 1ª parte
3.  Homem e mulher, Deus os criou         12.  Família, Igreja Doméstica – 2ª parte
4.  O ser humano é pessoa                      13.  Família: sujeito de evangelização
5.  Amor: dom de si                                14.  Oração pela família
6. Entrelaçamento entre amor, sexualidade e procriação: o mistério nupcial  15. Oração por toda vida humana nascente
7.  Relação nupcial x relação ocasional    16.  Qual o objetivo do material? O que ele traz de novidades?
8.  Testemunho: a melhor educação que cabe aos pais  17.  Quais temas são abordados nesta série e a quem é destinada?
9.  Relações familiares e educação das crianças – 1ª parte
O material está disponível no site: www.lojacnpf.org.br
........................................................................................................................
                                                                                             Fonte: cnbb.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário