sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Neste 3º Domingo do Advento será feita a

Coleta para a Evangelização

Nas semanas que antecedem ao Natal, junto com o convite a nos prepararmos para acolher ao Deus que vem a nós no Menino Jesus, somos também convidados a dar a nossa contribuição para o sustento do trabalho evangelizador da Igreja. O convite vem na forma da Campanha para a Evangelização, feita em todas as comunidades do Brasil, em base ao compromisso evangelizador de cada batizado.
A tarefa de anunciar o Evangelho a toda criatura foi dada por Jesus Cristo a todas aquelas pessoas que se sentem tocadas pela mensagem cristã. “O discípulo, à medida que conhece e ama o seu Senhor, experimenta a necessidade de compartilhar com outros a sua alegria de ser enviado, de ir ao mundo para anunciar Jesus Cristo e tornar realidade o amor e o serviço na pessoa dos mais necessitados, em uma palavra, a construir o Reino de Deus. A missão é inseparável do discipulado” (DA n. 278).
A forma de contribuir com a evangelização é muito variada. Em primeiro lugar vem o testemunho cristão ao colocar em prática os valores do Evangelho. Depois se espera que os pais eduquem seus filhos na fé cristã, ensinando-lhes os rudimentos da doutrina. Cientes de que o lugar de animação e celebração da fé é a comunidade, espera-se que cada cristão coloque seus dons a serviço da comunidade. Temos assim os dizimistas, as catequistas, os ministros, os servidores da caridade, os agentes nas diferentes pastorais e nos conselhos administrativos. Na seqüência, o anúncio do Evangelho pede pessoas que se consagrem a Deus na vida religiosa e se habilitem para serem ordenados diáconos, padres e bispos.
Para dar sustento a todo este trabalho, a Igreja necessita de recursos financeiros e materiais. Até a proclamação da República em 1889, esses recursos provinham, em grande parte, do governo português e brasileiro. Depois houve um período relativamente longo em que os recursos provinham, entre outros, das igrejas irmãs da Alemanha, Itália, Inglaterra e Estados Unidos. Nas últimas décadas, estas igrejas começaram a direcionar seus recursos para as regiões mais pobres da África, Europa Oriental e Ásia. Com isso cresceu o desafio para que os cristãos católicos do Brasil sustentem, eles mesmos, a missão evangelizadora. E é por isso que se criou a Campanha para a Evangelização que culmina numa grande coleta feita em todas as comunidades do Brasil. A proposta é que a coleta seja feita no terceiro domingo do Advento, que é também o domingo da alegria. Na Diocese de Santa Cruz do Sul, no entanto, decidimos fazer a coleta por ocasião da missa do Natal.
Se esta missa acontece nos dias anteriores ou posteriores ao Natal, é também então que se irá realizar a coleta. O importante é que nenhuma comunidade deixe de fazer a coleta e nenhuma família deixe de contribuir, na sua generosidade, com a campanha para a Evangelização.
Alegremo-nos com o Natal que se aproxima e contribuamos para que “a obra do Cristo que vem continue até o fim dos tempos”.
                                      Dom Canísio Klaus - Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)
                                              Fonte: cnbb.org.br      Ilustração: paroquiasbj.com.br
............................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário