quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Bispo, filho de Paraisópolis,

faleceu nesta manhã em Brasília.


Arquidiocese de Brasília, na manhã desta quarta-feira, 21 de novembro, publicou nota na qual comunica o falecimento do bispo auxiliar emérito, dom Francisco de Paula Victor.
Leia a Nota:
É com grande pesar que a Arquidiocese de Brasília comunica o falecimento do bispo auxiliar Emérito, dom Francisco de Paula Victor. Dom Francisco faleceu na manhã desta quarta-feira, 21 de novembro, em casa, decorrente de uma parada respiratória. O bispo tinha 83 anos, recém completados, no dia 11 de novembro.
Histórico
Francisco de Paula nasceu em 11 de novembro de 1935, na cidade de Paraisópolis, em Minas Gerais. Ingressou na Congregação dos Irmãos Maristas, na cidade do Rio de Janeiro em 1957, onde fez seus votos perpétuos. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1º de dezembro de 1990, aos 55 anos, e a ordenação episcopal em 26 de outubro de 1996, aos 61 anos, pelas mãos do cardeal dom José Freire Falcão, acolhendo o lema: “Humilibus Consentire “ – Solidário com os Humildes.
O bispo cumpriu a missão episcopal até o ano de 2011, quando completou 75 anos e apresentou carta de renúncia, como estabelece o Canôn, ao na época, Papa Bento XVI, que aceitou o pedido. Dom Francisco vivia na Casa do Clero, em Brasília, onde recebia cuidados especiais por conta das sequelas resultantes de um grave derrame cerebral, sofrido há 20 anos, que paralisou as funções motoras dele, além de prejudicar a fala.
Pedimos a Deus que seja o conforto aos familiares e amigos neste momento de dor.
Que Nossa Senhora Mãe receba dom Francisco na morada eterna.
..............................................................................................................................................................
A CNBB enviou Nota de pesar ao cardeal Sergio da Rocha:
Nota de condolências da CNBB
pelo falecimento de dom Francisco de Paula Victor
Brasília, 21 de novembro de 2018
Prezado Irmão, cardeal Sergio da Rocha.
Dom Francisco de Paula Victor
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento do bispo auxiliar emérito de Brasília (DF), dom Francisco de Paula Victor, ocorrido nesta quarta-feira, 21 de novembro.
Depois de vários anos nos quais enfrentou os percalços com sua saúde, nosso irmão parte para eternidade levando com ele o apreço das comunidades da Igreja Particular de Brasília onde durante 15 anos, esteve à serviço de Deus e do povo auxiliando o cardeal José Feire Falcão e o então arcebispo, hoje também cardeal João Braz de Aviz.

Tomamos as palavras da Escritura para iluminar este momento: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais (Jo 11, 25-26). Estas Palavras, segundo o Papa Francisco, “É aquilo que Jesus repete a cada um de nós, toda vez que a morte vem arrancar o tecido da vida e dos afetos. Toda a nossa existência se joga aqui, entre a vertente da fé e o precipício do medo”. E prossegue: “A esperança cristã se apoia nesta atitude que Jesus assume contra a morte humana: se essa está presente na criação, essa é, porém, uma marca que deturpa o desígnio de amor de Deus, e o Salvador quer curar”. E o Papa completa: “Esta é a nossa esperança diante da morte. Para quem crê, é uma porta que se abre completamente; para quem duvida é uma espiral de luz que filtra de uma fresta que não se fechou de tudo. Mas para todos nós será uma graça, quando esta luz, do encontro com Jesus, nos iluminará”.
Seu lema episcopal Humilibus Consentire (Solidário com os Humildes) nos traz muito do seu modo de ser e de um programa de vida e torna-se, agora, um legado do seu testemunho.
Enviamos nosso abraço aos familiares, às comunidades da arquidiocese de Brasília, aos colegas bispos auxiliares e ao senhor com as nossas preces.
Em Cristo,
Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo auxiliar de Brasília - Secretário-Geral da CNBB
.................................................................................................................................................
                                                                                                                   Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário