domingo, 30 de outubro de 2016

Encontro de Formação

em Canto Litúrgico

O Apóstolo aconselha os fiéis, que se reúnem em as­sembléia para aguardar a vinda do Senhor, a cantarem juntos salmos, hinos e cânticos espirituais (cf. CI3,16), pois o canto constitui um sinal de alegria do coração (cf. At 2, 46). Por­tanto, dê-se grande valor ao uso do canto na celebração da missa, tendo em vista a índole dos povos e as possibilidades de cada assembléia litúrgica (cf. IGMR 39-40). 
Cantores e instrumentistas acompanham o desenvolvimento do tema
Conforme orientação do Concílio Vaticano II, a músi­ca apropriada à liturgia é aquela que está mais intimamente integrada à ação litúrgica e ao momento ritual ao qual ela se destina (cf. SC 112). 
A música litúrgica expressa o mistério de Cristo e a sa­cramentalidade da Igreja. O gesto sacramental de cantar a uma só voz pressupõe a participação ativa, interior, cons­ciente, frutuosa, plena de todo o povo sacerdotal congregado no Espírito Santo, durante a ação litúrgica (Canto e Liturgia - CNBB)
Foi realizado na tarde deste domingo no Centro Pastoral São José um encontro de cantores e instrumentistas das comunidades de nossa paróquia, sob a orientação de Adriano Geraldo da Silva, da Equipe de Liturgia Arquidiocesana e coordenador da Subcomissão da Arquidiocese para Música Litúrgica.
............................................................................................................................................................
Momentos



..........................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário