sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Paróquia realiza Encontro de Formação dos novos

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística


Nossa paróquia realizou nesta semana, de segunda a sexta-feira um ciclo de estudos de formação dos novos Ministros Extraordinários da Eucaristia. Eles serão acolhidos e apresentados à comunidade na missa das 19h do domingo, 23 deste mês.
Eles ministros se somarão à parte dos atuais ministros, enquanto outros, que já completaram seu tempo, deixarão o ministério. Esse sistema ocorre de tempos em tempos.
O Ministério
Os ministros Ordinários da Eucaristia são os bispos, presbíteros e diáconos). Tendo em vista o atendimento de um maior número de fiéis, o Papa Paulo VI instituiu após o Concílio Vaticano II (1962-1965), o Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística.
Centro Pastoral São José
Constituem esse ministério os fiéis leigos e leigas que têm a missão de auxiliar os ministros ordinários na distribuição da Sagrada Comunhão em igrejas, capelas, hospitais e aos doentes em suas residências e outros locais, quando não é possível que os sacerdote o faça.
O ministério, que é transitório, ou seja, conferido por tempo determinado, deve ser exercido por pessoas maduras na fé, que vivam vida cristã verdadeira e tenham disponibilidade para servir.
O ministro deve ter profundo amor à Eucaristia e bom conhecimento da doutrina cristã católica. É importante que estudem os documentos da Igreja, as encíclicas dos papas, o Catecismo da Igreja Católica, o Código de Direito Canônico e que conheçam de modo especial os documentos relacionados à Eucaristia.
O Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística deve ser visto e assumido como serviço ao Povo de Deus e não como prêmio ou por mérito pessoal. Não pode ser rebaixado a status, mas exercido na humildade e na alegria.
Momentos















.......................................................................................................... 
                         Crédito das duas últimas fotos: Pe. Sebastião Márcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário