terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Paróquia São José prepara-se para a

Ordenação Presbiteral de mais um filho de Paraisópolis

No próximo domingo, 28 de fevereiro, na Celebração Eucarística das 9h, na Matriz de São José, pelas imposição das mãos de Dom Carmo José Rhoden, Bispo Emérito de Taubaté (SP), será ordenado Presbítero o Diác. Benedito Claret Pereira Dias, que se tornará o 16º sacerdote nascido em nossa cidade.
Será realizado Tríduo preparatório na quinta (25), sexta (26) e sábado (27), com missa na Matriz às 19h.
...............................................................................................................................................................
Dados biográficos
O Diác. Benedito Claret nasceu na comunidade São Benedito no Bairro de Áreas - Paróquia São José - em Paraisópolis (MG) – no dia 12 de abril de 1965. É o quinto dos sete filhos do Sr. Luiz Pereira Dias e da Srª Maria José de Faria Dias. Seus irmãos: Antonio Francisco, Maria Luiza, José Jesus, Mário Aparecido, Vera Lúcia e Luiz Rodolfo. Tem nove sobrinhos, sete sobrinhas, dois sobrinhos e uma sobrinha neta.
Diác. Benedito Claret
Seus primeiros estudos foram em sua comunidade natal, tendo concluído o Ensino Fundamental na E.E. 31 de Março São José dos Campos-SP (1981-1984); Ensino Médio no Colégio São José de Pouso Alegre-MG (1985-1987); Ensino Superior: Filosofia, 1º e 2º ano, no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora de Pouso Alegre e o 3º ano no Instituto Santa Terezinha de São José dos Campos-SP (1988-1990); Teologia na Faculdade Dehoniana em Taubaté-SP (2012-2015).
Desde 2009 é membro da Congregação Religiosa Joseleitos de Cristo, cuja casa mãe é o Seminário São José em Tucano-BA. Fez seu noviciado em Nova Friburgo-RJ em 2010 e Votos Perpétuos no dia 19 de março de 2015 em Tucano-BA; foi ordenado Diácono por Dom Wilson Luiz Angottti Filho, bispo da diocese de Taubaté-SP em 20 de agosto de 2015 em Taubaté-SP.
O novo sacerdote será o 16º nascido em Paraisópolis e o 9º ordenado Presbítero na Matriz de São José.
...............................................................................................................................................................
Entrevista concedida pelo
Diác. Claret ao informativo paroquial Anunciai!
Anunciai!: Quando você se sentiu chamado ao sacerdócio?
Diác. Benedito Claret: Sabemos que o chamado ao sacerdócio ocorre ao longo da vida de preparação quando vai amadurecendo e se concretizando. Quando eu tinha nove anos de idade, minha mãe veio à cidade e visitou minha tia, que estava participando dos eventos das missões redentoristas que estavam acontecendo na época. Minha tia disse a minha mãe que, na véspera, o missionário falara na missa que a vocação é um dom um chamado de Deus e ela no momento pensou em mim. Ao ouvir isso senti que foi plantada em meu coração a semente da vocação e toda vez que eu participava de uma missa ao ver o padre no altar eu lembrava o que minha tia havia dito. O tempo passou e aos poucos essa vocação foi amadurecendo, hoje este chamado está prestes a concretizar-se com a graça de Deus.
Anunciai!: Como tem sido sua experiência diaconal?
Diác. Claret presta assistência litúrgica em missa presidida
pelo Mons. João Faria na igreja de Santa Edwiges
Diác. Benedito Claret: O diaconato é serviço, e neste serviço prestado à Igreja e ao povo de Deus vamos adquirindo experiência no trabalho que vamos prestar pela vida toda como presbítero, pois no sacerdócio continua nossa diaconia. O exercício do diaconato nos aproxima mais das pessoas através dos vários serviços que prestamos como assistência ao matrimônio, batizados, e principalmente as celebrações e visitas aos doentes, onde podemos prestar nossa solidariedade com nossas orações e palavras de conforto para quem às vezes já perdeu o estímulo de viver. Palavras de conforto ajudam esses doentes a encontrarem forças para enfrentar e vencer a realidade que estão vivendo. Foi muito bom experimentar e participar das alegrias das famílias com doentes impossibilitados de ir até a igreja, fazíamos celebrações nas casas o que foi muito gratificante para me aproximar dessas famílias de pessoas simples, mas muito acolhedoras. É a Igreja indo ao encontro das ovelhas.
Anunciai!: Quais são seus sentimentos às vésperas de ser ordenado presbítero?
Diác. Claret distribui a Sagrada Eucaristia
Diác. Benedito Claret: Primeiramente sentimentos de realização de um sonho, mas ao mesmo tempo de responsabilidade e de missão, pois nós não somos ordenados para nós mesmos, e sim para o serviço à Igreja e para o povo de Deus. Também de alegria, após um longo período de formação e amadurecimento da vocação, agora ela se torna realidade na minha vida. É uma caminhada que com certeza não fiz sozinho; muitas pessoas fizeram parte de minha vida e de minha história vocacional, onde nos momentos de dificuldades e dúvidas estavam prontas e me estenderam as mãos a meu favor, por isso também registro aqui sentimento de eterna gratidão a essas pessoas. A vocação não termina com a ordenação, ela se estende por toda vida, por isso peço as orações de todos para a perseverança em minha vocação e para que eu possa exercer meu ministério servindo com amor o povo de Deus, principalmente os mais necessitados tendo sempre para eles sempre um olhar misericordioso.
Anunciai!: Deixe sua mensagem especial aos paroquianos de São José
Diác. Claret convida assembleia para sua Ordenação presbiteral
Diác. Benedito Claret: Embora sendo filho de Paraisópolis, não tive uma convivência pastoral mais de perto a não ser na comunidade de Áreas onde nasci e morei um bom período. Não vou também permanecer aqui após minha ordenação, pois faço parte de uma congregação pela qual exercerei meu ministério servindo-a de modo direto e nas cidades e estados onde temos comunidades. Infelizmente em Minas Geris ainda não temos casas, mas sei que serei bem vindo a esta cidade para eventuais celebrações e visitas, pois os paraisopolenses são muito acolhedores, não só em relação aos filhos da terra, mas a todos os que aqui chegam. Quero dizer a todos paroquianos que continuem rezando pelas vocações sacerdotais e religiosas, tendo sempre em mente que a vocação não tem idade e vocação não é somente para a vida religiosa, mas para todos os batizados que podem exercer sua vocação como discípulos e discípulas de Jesus nas mais diversas especificidades da vocação, dedicando um pouco de seu tempo à missão para a qual são chamados. servindo a comunidade cada qual na sua particularidade como membro da Igreja e do Corpo de Cristo.  Continuemos em oração uns pelos outros. Desde já agradeço a acolhida e a participação das celebrações e em minha ordenação. Conto com vocês. Que o bom Deus os abençoe e retribua a todos com graças, saúde e paz!
...............................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário